Desinfecção de espaços públicos tem como objetivo minimizar os riscos de contágio pelo coronavírus
As equipes da Prefeitura de São Pedro da Aldeia continuam realizando a higienização em pontos estratégicos do município. Esta semana, o serviço de desinfecção de superfícies passou pela capela mortuária, terminais rodoviários, pontos de ônibus, parques, praças e academias ao ar livre em bairros como Centro, Baixo Grande, São João e Vinhateiro. Desde o início da pandemia, as ações de limpeza foram incorporadas à rotina de trabalho das equipes da Secretaria de Segurança e Ordem Pública como parte das ações de enfrentamento à Covid-19.
Durante as ações de limpeza, as equipes higienizam bancos, corrimões, brinquedos e equipamentos de ginástica instalados na cidade – objetos e superfícies tocados com frequência e que carregam risco exponencial de infecção por coronavírus.
De acordo com o secretário da pasta, Jorge Ribeiro, a higienização tem sido redobrada em locais com maior fluxo de pessoas. “Fazemos esse trabalho diariamente. Atuamos com duas frentes de trabalho, uma com servidores lotados na Rodoviária e a outra com o pessoal do setor de Transportes. A população tem elogiado bastante, entendendo que a preocupação maior é com a prevenção e a segurança”, disse.
Reforço
Esta semana, o trabalho de limpeza teve o apoio de uma equipe da Secretaria de Serviços Públicos, que lavou, com água clorada, a Praça Aristides Pinto Pinheiro, no bairro Balneário São Pedro.
Além de manter os ambientes limpos, a Secretaria de Segurança e Ordem Pública ressalta, ainda, a importância do uso da máscara e do distanciamento social, uma vez que a transmissão do vírus pode ocorrer não somente por contaminação de superfície, mas também por via aérea, por meio de gotículas respiratórias e contato.