Ao todo, mais de 15 tipos de vacinas serão disponibilizados nas unidades
As unidades de saúde de São Pedro da Aldeia vão iniciar na próxima quarta-feira (14) a imunização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação, sendo a última focada na atualização de caderneta de crianças e adolescentes. A mobilização vai até o dia 30 de outubro e o “Dia D” da campanha acontecerá no sábado 17 de outubro. Apenas as unidades Centro/Mossoró e Três Vendas não estarão imunizando o público-alvo.
Em decorrência de pandemia causada pela Covid-19, a orientação é para que apenas um familiar acompanhe a pessoa que será vacinada e que sejam respeitadas as orientações de distanciamento seguro e uso de máscara. As unidades aldeenses funcionam das 7h às 16h. Vale destacar, que o município aldeense iniciará a campanha após o prazo nacional seguindo a data estipulada pela a Secretaria de Estado de Saúde para a entrega de doses. Segundo a programação da SES, São Pedro da Aldeia será abastecida nesta sexta-feira, dia 09 de outubro.
Multivacinação e Poliomielite
A campanha contra a Poliomielite é voltada para crianças de 1 ano a menores de 5 anos, que receberão a Vacina Oral de Poliomielite (VOP). Para isso, a criança já deverá ter recebido o esquema básico de três doses da Vacina Inativada de Poliomielite, a (VIP). Como prevê o calendário nacional de vacinação, menores com um ano incompleto deverão receber a VIP, de acordo com a necessidade de sua caderneta.
Com um público-alvo mais extenso, a Campanha de Multivacinação engloba crianças e adolescentes de até 15 anos, para atualização de caderneta vacinal. Ao todo, mais de 15 tipos de vacinas do calendário infanto-juvenil estarão à disposição dos moradores nas unidades de saúde e na Sala de Vacinas.
De acordo com a coordenadora de Atenção Básica, Jaqueline Tinoco, o município seguirá vacinando o público-alvo até o fim da campanha, logo, não há necessidade de aglomerações nas unidades.
“Estamos passando por uma pandemia e pedimos aos moradores que não formem aglomerações nas unidades. Como a campanha se estenderá até o fim do mês, não há necessidade de uma busca desenfreada pelas doses. Reforçamos que é necessário a utilização de máscara facial e distanciamento, além de ser necessária apresentação do cartão do SUS na unidade”, destacou.
Sarampo
Além da campanha voltada à imunização contra a Poliomielite e a atualização de caderneta infanto-juvenil, a população também poderá contar com um esquema vacinal de intensificação contra o Sarampo. População na faixa etária de 20 anos de idade a 49 anos poderá ser vacinada de forma indiscriminada, contribuindo para a redução do risco de disseminação e adoecimento pela caxumba, rubéola e sarampo. Já os grupos de faixa etária de 06 meses a 19 anos de idade e de 50 a 59 anos de idade; serão vacinados de forma seletiva, após avaliação na unidade.