Em meio à pandemia, equipamentos da Assistência Social encontraram alternativas para fortalecer a mensagem de prevenção ao câncer de mama
Para marcar as ações da campanha mundial Outubro Rosa, os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) de São Pedro da Aldeia promoveram atividades lúdicas e de orientação junto aos usuários. Visando evitar aglomeração nas unidades, este ano as ações envolveram afixação de cartazes informativos, distribuição de mensagens de conscientização, rodas de conversa nas salas de espera e divulgação de vídeos e conteúdos voltados à saúde da mulher, por meio das redes sociais.

Coordenadora do CRAS Balneário, Samira Sales conta que as ações têm trazido impactos positivos na vida dos usuários. “Os usuários têm se proposto a fazer as cartinhas de incentivo para quem está passando pelo câncer de mama e têm se sensibilizado com a dor do próximo, levando esperança a quem passa por um momento tão difícil”, relata.

Toque de cuidado
Entre os temas abordados pelas equipes técnicas junto aos usuários estiveram a importância da realização do autoexame e dos exames de rotina para a prevenção ao câncer de mama. Para fortalecer a mensagem do Outubro Rosa, durante todo o mês os CRAS ganharam decoração especial em tons rosa, com murais, paineis, balões e os tradicionais laços característicos da campanha.

No CRAS São João, foi afixado um cartaz convidando os usuários a escreverem uma mensagem para mulheres acometidas pela doença, que posteriormente serão encaminhadas para o grupo de apoio “Amigas da Mama”. “Com a Pandemia, o CRAS também tem reforçado mensagens através da página no Facebook e grupos no WhatsApp com usuários do Serviço de Conveniência e Fortalecimento de Vínculo. Dessa forma, nesse Outubro Rosa, mantivemos o nosso trabalho de informar e prevenir”, complementa a coordenadora do equipamento, Petrissiane Herdy.

Além dos conteúdos publicados nas redes sociais, o CRAS Alecrim também tem realizado as chamadas “Salas de Espera”, com bate-papos sobre prevenção ao câncer de mama. “Também realizamos uma visita às ‘Amigas da Mama’ para buscar algumas informações sobre o funcionamento do grupo, além de estreitar laços e parcerias”, ressalta a coordenadora Andrea Cerbino.

Nos CRAS do Morro do Milagre, as ações envolveram a montagem de um mural e a entrega de bilhetes com pequenas frases sobre o tema. O CRAS Rua do Fogo publicou um vídeo informativo nas redes sociais e o CRAS Porto da Aldeia afixou um grande painel alusivo ao Outubro Rosa, que serviu de pano de fundo para fotos. A unidade também distribuiu flores para as usuárias.

CRAS São João CRAS Porto da Aldeia CRAS Porto da Aldeia CRAS Morro do Milagre CRAS Balneário CRAS Balneário CRAS Balneário CRAS Balneário CRAS Alecrim CRAS Alecrim CRAS Alecrim CRAS Morro do Milagre