Urbanizada em 2018, a orla da Tereza revitalizou o acesso ao bairro Balneário São Pedro e criou um espaço estruturado para a prática de atividades físicas e de lazer ao ar livre
Em tempos de pandemia, os moradores de São Pedro da Aldeia têm encontrado nas orlas da cidade espaços propícios para a prática de atividades físicas e de lazer ao ar livre, às margens da Laguna Araruama. Além da recém-inaugurada Orla Atlântica, na Praia do Centro, outro grande atrativo turístico, muito procurado por praticantes de corrida, caminhada e ciclismo, é a orla da Praia da Tereza, no Balneário São Pedro.

Foto: Ryu Rodrigues
Antes mesmo do início da construção da orla, em 2018, o trecho de chão de terra e pouco iluminado, de mais de 500 metros de extensão, já era utilizado por moradores e turistas para a prática de atividades físicas. No entanto, depois da finalização do calçamento, com passeio e ciclovia, e da instalação de 26 superpostes de aço com acendimento automático, os pedestres e ciclistas relataram melhoras significativas na sensação de segurança e qualidade de vida.
Funcionária pública, Glaucia Veloso de Souza é usuária antiga do espaço. Moradora da cidade há nove anos, ela conta que hoje frequenta o calçadão pelo menos quatro vezes na semana e que notou grandes diferenças nas condições de acesso. “Antes não tinha um espaço apropriado e tínhamos que caminhar no meio dos carros, o que se tornava um perigo. Agora com esse espaço, eu até fiquei estimulada a vir mais vezes, porque a gente consegue caminhar com tranquilidade e segurança. Além disso, para mim, que tenho filhas pequenas e pais idosos, ficou ótimo porque a gente também consegue fazer passeios e aproveitar a pracinha que tem lá no finalzinho da orla”, disse.

Foto: Ryu Rodrigues
Revitalização
Com mais de 560 metros de calçadão, a construção da orla da Tereza revitalizou um dos trechos centrais da cidade e se tornou um dos principais pontos de encontro para famílias, moradores e visitantes interessados na prática de atividades físicas e de lazer.
Além da pavimentação com piso intertravado, em concreto, e da iluminação, a orla ganhou novos conjuntos de mesa, com bancos de concreto, pergolado, plantio de palmeiras e plantas ornamentais e instalação de bancos em madeira. As obras da orla da Tereza foram possíveis graças a um contrato de repasse firmado entre a Prefeitura de São Pedro da Aldeia e o Ministério do Turismo, com interveniência da Caixa Econômica Federal.

Qualidade de vida
Aos 72 anos, o advogado José Maria Rosa da Silva conta que as caminhadas já entraram na sua rotina de vida. “Faço caminhadas por aqui diariamente, são 5km, da orla do Centro até a orla da Tereza. Eu achei esse projeto espetacular, porque além de nós fazermos exercícios, é um espaço lindo, com um visual maravilhoso da lagoa. O prefeito está de parabéns, melhorou tanto em qualidade de vida, como, inclusive, valorizou os imóveis”, relata.

Foto: Ryu Rodrigues
Para o artesão João Gonçalves, de 51 anos, o calçadão ao ar livre contribuiu para que ele pudesse adotar um estilo de vida mais saudável. “Por causa do meu trabalho, eu não tenho tido tempo de frequentar uma academia, então com os espaços esportivos que têm aqui na orla nos ajuda bastante. O município estava precisando mesmo de um espaço como esse, para as pessoas circularem e praticarem o seu esporte com segurança”, afirma.

Foto: Ryu Rodrigues
Foto: Ryu Rodrigues Foto: Ryu Rodrigues