O município de São Pedro da Aldeia propôs a reativação do Fórum de Secretários de Desenvolvimento Econômico da Região (Forlagos) durante reunião do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), nesta terça-feira (16), com municípios da Região dos Lagos. Estiveram presentes o secretário de Governo, Luiz Fernando Gomes Junior, representando a administração municipal, e o secretário de Fazenda, Renaldo Martins. A sugestão do fórum partiu da delegada da 22ª Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja), Ivonete Santos, que discursou representando o Desenvolvimento Econômico aldeense.
“É de extrema importância a reativação do Fórum de Desenvolvimento Econômico, pois irá atender a vários municípios. Juntas, as cidades ganham mais força para apresentarem propostas em busca de soluções às principais demandas da região com o estado. Dessa forma, as chances dos municípios atingirem conquistas aumenta, pois deixa de ser uma luta solo de cada cidade”, apontou a delegada da Jucerja, Ivonete Santos.
A reunião com o Sebrae ocorreu com o intuito de reunir as gestões das nove cidades que fazem parte do polo regional para estreitamento de laços entre os representantes dos municípios. O secretário de Fazenda, Renaldo Martins, destacou o grande potencial da região e a parceria estabelecida. “O Sebrae sempre foi parceiro dos municípios. A reunião foi importante para apresentação do trabalho realizado. Foi abordada, ainda, a importância de oferecer atenção aos pequenos e microempreendedores”.
Ivonete também ressaltou sobre a importância do apoio do Sebrae nesse momento de desafios econômicos devido à pandemia. “Nossa cidade está na contramão da economia precária que observamos em nosso país. O empresariado de São Pedro da Aldeia aprendeu a se reinventar durante este momento de pandemia, mas ainda assim, a orientação do que fazer e o que não fazer economicamente é fundamental, tanto para o setor público quanto para o privado. A atuação do Sebrae é de grande relevância para aprimorar as atividades econômicas nos municípios da região”, concluiu Ivonete Santos.