Search

Covid-19: São Pedro da Aldeia ultrapassa marca de 30 mil doses de vacinas aplicadas

Idosos somam maior número de vacinados pela campanha
SÃO PEDRO DA ALDEIA, RJ 05.04.2021: Vacinação em São Pedro da Aldeia.

São Pedro da Aldeia alcançou, na segunda-feira (10), a marca de 30.167 aplicações de doses da vacina contra a Covid-19, somadas à administração da primeira e segunda dose (D1 e D2) da vacina. Ao todo, 17,5% da população foram beneficiadas com a administração da D1. A campanha, que teve início no dia 20 de janeiro, atendeu principalmente aos idosos com 15.002 doses de D1 destinadas a esse público, além de alcançar 2.407 trabalhadores da saúde e quase 100% da população quilombola do município.

A secretária de Saúde, Maria Márcia Fontes, avalia o número de forma positiva e promissora. “Nós estamos desenvolvendo um trabalho com toda a equipe da saúde, focando na administração da vacina para que nossa população possa voltar a uma vida normal e com segurança sanitária. Nós vamos continuar fazendo essa força-tarefa à medida que os imunobiológicos cheguem à nossa cidade para que elas sejam aplicadas da forma mais rápida possível em cada munícipe”, ressaltou. 

A diretora da Vigilância em Saúde do município, a enfermeira Tatiana Leal de Oliveira, afirmou que a expectativa é vacinar, até o final da campanha, 75 mil aldeenses, alcançando a meta de combate ao coronavírus. “Realizamos todas as etapas da vacinação com o empenho e a seriedade necessários. Gradativamente, a população será vacinada de acordo com as chegadas dos imunizantes pelo Governo do Estado. Destacamos, também, que o município segue todas as diretrizes do plano estadual e nacional de vacinação”, disse. 

Técnica de Enfermagem que atua no município há 33 anos foi a primeira a receber o imunizante. Foto: Bruninho Volotão/ Prefeitura São Pedro da Aldeia

Neste momento, a imunização é feita por meio de uma força-tarefa com mais de 60 profissionais de saúde, além do apoio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) e da Guarda Municipal. A vacinação acontece na E.Mz. Manoel Moraes da Silva, localizada na Rua Silva Jardim, no bairro Campo Redondo, e na E.M. Professora Miriam Alves Guimarães, às margens da RJ-140, no bairro Fluminense, das 8 às 12h.

O público-alvo desta etapa são as pessoas com comorbidades, idosos de 60 anos ou mais, profissionais de saúde atuantes que residam no município acima de 30 anos, além da aplicação da segunda dose da vacina (D2), necessária para imunização completa da doença, para os moradores aptos.

Grupos prioritários: 

Pessoas com comorbidades;

– Moradores entre 55 a 59 anos que possuam alguma doença em conjunto com outra;

– Pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) entre 55 e 59 anos;

– Pessoas com doença renal crônica em processo de diálise; 

– Pessoas com síndrome de down a partir de 18 anos;

– Puérperas com comorbidades a partir 18 anos;

– Portadores de HIV a partir de 18 anos;

– Idosos de 60 anos ou mais;

– Profissionais de saúde de 30 anos ou mais, que estejam em atuação e residam no município.

A prefeitura destaca que todos que recebem as vacinas são catalogados para registro documental do processo de imunização. Os certificados são feitos nominalmente, com a assinatura dos profissionais que receberam o imunizante, dos idosos ou dos responsáveis pelos mesmos no ato da vacinação.

E apesar dos avanços no número de imunizados, a prefeitura destaca que os cidadãos cumpram as determinações dos decretos municipais, utilizem máscaras de proteção e evitem aglomerações.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui