O drive-thru de vacinação, o “Arraiá Xô, Covid!”, foi um sucesso de aplicação de doses contra a Covid-19 em São Pedro da Aldeia. O evento pioneiro na região vacinou cerca de 2160 pessoas. O mutirão é uma iniciativa da prefeitura para acelerar a imunização contra a doença no município. Neste sábado (19) e domingo (20), foram vacinados moradores a partir de 50 anos, além dos grupos prioritários já inseridos na campanha. A vacinação do público-alvo continuará até a próxima quarta-feira (23). Clique aqui e leia mais informações.
O prefeito, Fábio do Pastel, abriu o segundo dia de drive-thru com uma dinâmica motivacional com toda a equipe presente. “A vida é feita de altos e baixos, mas o que não podemos fazer é desistir. Muitos já perderam alguém querido por causa dessa doença e o mutirão deste fim de semana é mais um passo para o avanço do combate à disseminação do vírus. Parabéns pela dedicação de toda a equipe. Quero deixar o meu muito obrigado a cada um que disponibilizou o seu sábado e domingo para estar aqui em prol da saúde da nossa população. Fico com uma felicidade enorme em ver o quanto já avançamos na imunização dos nossos moradores em apenas um final de semana. Vamos continuar o trabalho árduo de vacinação e peço a todos: sigam os cuidados de prevenção à doença. Vamos vencer esse vírus”, disse Fábio.
O mutirão de vacinação aconteceu no estacionamento aos fundos da loja de departamentos Havan, localizada no bairro Campo Redondo. Os veículos foram organizados em seis fileiras, com cerca de seis profissionais realizando o cadastro dos vacinados e uma mesa ao final de cada fila para a imunização. Com o total de 36 mesas de cadastramento e seis de vacinação, o fluxo de carros ocorreu sem entraves durante os dois dias de evento.
O vice-prefeito, Júlio Queiroz acompanhou os dias de evento e parabenizou os envolvidos. “Excelente o engajamento dos profissionais da saúde. Dá para perceber em cada detalhe que foi um evento feito com muito amor e muito carinho. Toda a equipe está de parabéns. Vamos seguir trabalhando para imunizar cada vez mais moradores da nossa cidade”. Também acompanharam o evento o secretário de Governo, Luiz Fernando Gomes Júnior, a secretária de Assistência Social, Diana Alves e o chefe de gabinete, Moisés Batista.
Trabalho feito com alegria e dedicação
O mutirão foi caracterizado pelo clima de alegria e pela dedicação e agilidade dos cerca de 80 funcionários da saúde aldeense, além dos voluntários presentes. A secretária de Saúde, Maria Márcia Fontes reforçou a relevância do avanço na imunização que o drive-thru representou para o município e destacou o comprometimento da equipe.
“A ação foi extremamente positiva e importante. Conseguimos alcançar um grande número de pessoas em apenas dois dias. Estamos nos preparando para mais eventos para que possamos avançar o máximo possível na vacinação da população de São Pedro da Aldeia. Quero agradecer à equipe pelo empenho e o trabalho feito com alegria e dedicação”, pontuou a secretária.
A técnica de enfermagem do Posto de Saúde da Família (PSF) da localidade de Orquídeas, Maria Assunção Pinto da Conceição, foi uma das últimas a fechar o ponto de vacinação neste domingo (20) e ressaltou a relevância do drive-thru para a cidade.
“Trabalho aqui no município há 23 anos e é muito gratificante ver toda essa mobilização em prol da vacinação. Isso mostra que a população percebe a necessidade e importância da imunização. O drive-thru aqui na Havan foi ótimo porque tem boa estrutura de acesso e permitiu que muitas pessoas pudessem aproveitar a oportunidade de se vacinar no fim de semana. Essa é uma vacinação histórica. Fazer parte do combate à Covid-19 e ver que vidas estão sendo salvas não tem preço”, contou.
A diretora da Vigilância em Saúde, Tatiana Leal de Oliveira, destacou os resultados do trabalho e dedicação dos servidores no combate à Covid-19. “Agradeço a cooperação de todos aqui. Sem vocês nada disso seria possível. Esse é um momento histórico e tenho certeza que a queda que observamos nos índices da doença na cidade, deve-se, em grande parte, ao trabalho intenso de vacinação realizado no município. Imunização é vida!”.
Marina Francisca de Oliveira, técnica na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Poço Fundo, falou sobre a relevância histórica do trabalho de combate à Covid-19. “Acho muito importante estarmos fazendo esse trabalho. Amanhã vamos ver nos livros de história tudo o que estamos vivendo hoje”, relatou.
Mais de 2 mil pessoas imunizadas
O secretário de Serviços Públicos do município foi um dos moradores que aproveitou a imunização no final de semana para garantir sua dose. Raimundo Teixeira elogiou a organização do drive-thru. “Evento maravilhoso, organização espetacular. A aplicação da dose foi excelente. Está tudo maravilhoso, parabéns a todos da Secretaria de Saúde. Com esse primeiro passo da imunização, vou para casa mais tranquilo”, disse.
Darci Franco Junior, de 56 anos, e sua esposa, Márcia Cristina, de 52, ambos do bairro Poço Fundo, foram os primeiros da fila para se imunizarem na manhã deste domingo (20). “Agradeço à prefeitura por realizar esse mutirão. Estou muito contente por poder vir me vacinar. Estamos evitando sair de casa há muito tempo por receio do vírus e ver a vacinação acelerando traz muita alegria”, disse Darci.
Os moradores do bairro Poço Fundo, Benilton Santos, de 53 anos e Rosimar Fernandes Pereira, 54, aproveitaram duas das vantagens do mutirão: a faixa etária a partir dos 50 anos e a liberação para pedestres se vacinarem no final do segundo dia de imunização. “Sensação de dever cumprido. Agora é só manter os cuidados e esperar a segunda dose. O evento foi um adianto, até mesmo para quem estava a pé, como nós. Fomos muito bem atendidos, mesmo não estando de carro. Parabéns pela organização”, comentou Benilton.
O morador do bairro São João, Genilson da Silva Severo, de 52 anos, também aproveitou a faixa etária do mutirão. “Estava ansioso, achei que iria demorar mais. Agora me sinto nota 10. É um alívio receber a primeira dose”, comemorou.
O casal Elias Pereira, 54 anos, e Adriana Carla da Silva Pereira, 50 anos, do bairro São João, aproveitaram o mutirão para se vacinarem juntos. “É uma emoção receber a primeira dose, a gente evita sair de casa, se cuida, e agora me sinto mais protegido”, relatou Elias. Adriana também se emocionou ao receber a dose do imunizante. “A sensação é de felicidade, porque a gente fica com medo de não chegar a nossa vez. Vemos muitas pessoas sofrendo com essa doença e ter a oportunidade de receber a vacina hoje é uma conquista. Agradeço à prefeitura por ter organizado esse evento para ajudar tantas pessoas. É uma esperança a mais para todos nós”.
“Arraiá Xô, Covid!”
A animação do segundo dia de mutirão ficou a cargo do Grupo de Teatro da Comunidade do Morro dos Milagres, que novamente organizou uma quadrilha para trazer o espírito das festividades juninas para a vacinação.
Seguindo os protocolos de saúde, os 16 integrantes dançaram liderados por Adriana Amarantes. “É maravilhoso incentivar a importância da vacinação. Vamos seguir com todos os cuidados de prevenção para combatermos essa doença”. A companhia exerce atividades de dança e teatro há mais de 10 anos no município.
A Secretaria de Urbanismo e Habitação prestou o suporte logístico do fluxo de entrada e saída dos veículos. O mutirão contou, ainda, com o apoio da Defesa Civil, Guarda Municipal, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Além do suporte técnico da Marinha do Brasil, que cedeu técnicos de enfermagem, por meio da Policlínica Naval de São Pedro da Aldeia. O município também recebeu o apoio da Prolagos, que disponibilizou bebedouros para a equipe e da Minas Rio, com descartáveis.