Promovidas ao longo de junho pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia, as atividades pelo Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, comemorado no último dia 12, ganhou um reforço especial para encerrar o mês da conscientização sobre o tema. Cartilhas com conteúdo que ressaltam a importância da erradicação da prática serão disponibilizadas em versão digital (veja aqui). O material, produzido pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), será enviado para os equipamentos sociais do órgão e ainda para as secretarias de Saúde e Educação.
O guia pretende chamar a atenção, especialmente, para o risco de acidentes que as crianças e adolescentes estão expostos e, com isso, informar e mobilizar toda a sociedade para a importância da erradicação do trabalho infantil.
Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) seguem orientando a população em todo o município por meio do modelo impresso, também disponibilizado à população. Nos últimos dias, técnicos utilizaram o material explicativo para informar aos usuários sobre a gravidade do problema social dentro do Projeto Sala de Espera nos equipamentos sociais. No Cras Alecrim, por exemplo, foi promovida uma roda de conversa com os assistidos.
“Elas receberam orientações e informações sobre o combate ao trabalho infantil. Não há problema em ajudar nos afazeres domésticos ao arrumar uma cama, ou secar uma louça, por exemplo. Trabalho infantil é tudo aquilo que priva a criança de ser criança, inclusive a retirada da escola, que muitas das vezes a expõe a riscos de saúde e até mesmo ao de morte”, explicou a coordenadora a coordenadora da unidade, Andrea Cerbino.
A palestra foi conduzida pela assistente social Vanessa Fernandes, que destacou a responsabilidade de todos no combate ao trabalho infantil, já que se trata de uma forma cruel e desumana de violação dos Direitos da Criança, o que a impede de ter uma infância saudável e feliz.
No Projeto Sala de Espera são esclarecidas as diferenças entre os atendimentos e as ações realizadas pela secretaria e pelo CRAS, além dos serviços ofertados nos equipamentos. As informações detalham ainda o papel da equipe dos centros de referências em relação às famílias, sobre as atividades de caráter continuado, entre outras ações. A ideia do diálogo com a população é facilitar tanto o acesso e melhoria da prestação de serviço, como também o de promover o desenvolvimento dos usuários.