A Prefeitura de São Pedro da Aldeia faz alerta à população sobre a importância da aplicação da segunda dose (D2) da vacina contra a Covid-19. Os cidadãos precisam estar atentos ao prazo para o recebimento da dose, que varia de acordo com o imunizante utilizado. Mesmo em casos em que a data limite for ultrapassada, o munícipe deve procurar os pontos de atendimento.
O período para a aplicação da D2 da Coronavac é de 14 a 28 dias após o recebimento da D1. E da Oxford/AstraZeneca é a partir de 90 dias após o recebimento da primeira dose. Para receber o imunizante, é preciso apresentar o comprovante de recebimento da primeira vacina (D1) no município.
Atualmente, os aldeenses devem buscar a segunda dose na Escola Municipal Professora Miriam Alves Guimarães, às margens da RJ-140, no bairro Fluminense; e na Escola Municipal Manoel Moraes da Silva, na Rua Silva Jardim, bairro Campo Redondo, de 8h as 12h.
As duas vacinas, tanto a Coronavac quanto a AstraZeneca, devem ser ministradas em duas etapas para que a proteção vacinal seja garantida, já que as testagens e os estudos foram realizados a partir de duas doses. Especialistas afirmam que, além de aumentar a proteção, a segunda dose ajuda a prolongar o efeito dos imunizantes. Estudos apontam, ainda, que não completar o ciclo vacinal pode ser um risco devido à resposta do organismo que começa a produzir os anticorpos ao receber a D1 e que só se completará com a D2.
“A Secretaria de Saúde reforça o pedido para aqueles que já receberam a primeira dose (D1) procurem os postos para receber a segunda dose (D2) para garantir a proteção contra a doença. Os especialistas afirmam, ainda, que as doses não protegem apenas quem tomou a vacina, pois cria uma barreira na comunidade diminuindo as possibilidades de infecção. Mesmo imunizado, os cidadão devem continuar usando máscaras, cuidando da higienização das mãos e mantendo o distanciamento social”, ressaltou a diretora em Vigilância em Saúde, Tatiana Leal de Oliveira.