Criada para proteger mulheres vítimas de violência, seja ela física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial, a Lei Maria da Penha completa 15 anos neste sábado (7). Durante todo o mês, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) de São Pedro da Aldeia organiza o Agosto Lilás. Uma campanha que levanta o tema e convida a sociedade à reflexão e conscientização pelo fim da violência contra a mulher.
Ao longo do mês, a secretaria vai realizar pequenos eventos, respeitando o período de pandemia, em seus equipamentos de proteção.
“Neste mês do Agosto Lilás, daremos ênfase a essa temática de suma importância e que afeta toda a sociedade: a violência contra a mulher. Comemora-se 15 anos da Lei Maria da Penha, no entanto ainda temos um índice muito alto de violência. Por isso a secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, por meio da coordenadoria da Mulher, CREAS e os CRAS realizarão ações de enfrentamento à violência contra a mulher. Onde todos nós, somos convidados a meter a colher, sim”, ressaltou a diretora do departamento de Direitos Humanos da SASDH, Luciana de Oliveira
Na segunda quinzena de agosto, a SASDH, em parceria com a Secretaria de Segurança e Ordem Pública, realizará rodas de conversa com a equipe da Guarda Municipal para falar da questão da violência contra a mulher e as melhores formas de atuação das forças de segurança municipais.
O Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do Morro dos Milagres recebeu uma decoração especial para lembrar a data. “Por enquanto, o CRAS não tem espaço para realizarmos eventos com muitas pessoas, por isso utilizamos murais, cartazes e conversas com os usuários que nos procuram para passarmos as mensagens”, destaca a coordenadora do equipamento, Sandra Beniz.