Há uma semana o município de São Pedro da Aldeia não registra internação por Covid-19 no Centro de Triagem, o que reforça a eficácia da vacina contra o vírus e a colaboração da população quanto ao distanciamento social.
Até o momento, mais de 77 mil aldeenses receberam a primeira dose (D1), representando quase 73% da população. Outro dado importante é que 62% do público-alvo da imunização, que são as pessoas com mais de 12 anos, já completaram o ciclo vacinal, com as duas doses. Além disso, a Secretaria de Saúde, com a colaboração de diversos agentes da pasta, já aplicou mais de 6 mil doses de reforço. E a vacinação continua na cidade, sem repescagem. Todos os cidadãos acima de 12 anos, que ainda não compareceram aos pontos de vacinação, podem buscar pela primeira dose do imunizante.
São Pedro da Aldeia tem registrado quedas significativas no índice de contaminação pelo coronavírus e óbitos causados pela doença. Em outubro, os casos de Covid-19 caíram mais de 65% em relação ao mês de setembro e foram registrados apenas 3 óbitos.
A diretora de Vigilância em Saúde, Tatiana Leal de Oliveira, ressaltou que “essa notícia nos traz muito alívio e esperança. Podemos dizer que é um novo recomeço e o resultado de muito trabalho. Agora continuemos com as nossas precauções, mas já podemos respirar mais aliviados”.
Os números na cidade deixam as autoridades de saúde otimistas e acompanham as taxas nacionais registradas nas últimas semanas, contudo, a população não pode deixar de tomar os cuidados e evitar a proliferação do vírus, mantendo os hábitos de higiene, o uso contínuo de máscaras e o afastamento social.