Os moradores de São Pedro da Aldeia participaram de um mutirão de serviços e orientações para o combate à obesidade promovido pela Secretaria de Saúde. Durante a ação realizada nesta quinta-feira (11), 63 cidadãos tiveram acesso à antropometria (medição de peso e altura) e 111 moradores fizeram exame de glicemia e aferição da pressão arterial, além de receberem orientações nutricionais. Quem participou do evento preencheu também um questionário de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) que tem como objetivo verificar as condições nutricionais da população.
Estudantes da área de saúde da Unopar e Unienf Lagos colaboraram com a equipe da rede municipal no atendimento a quem buscou pelos serviços. A população parabenizou a iniciativa da prefeitura. A Sra. Iolanda Freitas da Silva, do bairro Vinhateiro, elogiou o acolhimento. “Gostei do atendimento e da atenção recebida por todos”, comentou.
De acordo com a nutricionista Lúcia Tânia da Silva, o objetivo da ação foi acompanhar as condições nutricionais dos aldeenses, a partir da verificação dos parâmetros de altura, peso, pressão arterial e os índices glicêmicos, além de esclarecer a população. “A importância do evento é a conscientização sobre a obesidade e diabetes, passando informações que possam ajudá-las a cuidar da saúde como um todo. Verificamos durante o atendimento vários pacientes com alto índice de glicose, mesmo com acompanhamento médico e tomando medicação controlada, indicando que a alimentação pode estar errada. O preenchimento do questionário SISVAN é essencial para que as equipes de saúde possam acompanhar esses pacientes e possam planejar ações que contribuam para o bem estar de todos os aldeenses, prevenindo os problemas advindos da obesidade e da diabetes”, enfatizou a nutricionista.