Um clima de emoção, encantamento e magia tomou conta das ruas do Centro de São Pedro da Aldeia na noite desta quarta-feira (15) com a inauguração oficial da Casa do Papai Noel. Dezenas de famílias acompanharam de perto a chegada inédita do Bom Velhinho pela Lagoa de Araruama, marcando a abertura da temporada de Natal na cidade. O mais novo espaço natalino, sediado na Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, vai funcionar até o dia 14 de janeiro, com visitação gratuita todos os dias das 14h às 22h e a presença do Papai Noel de terça a domingo, a partir das 19h.
Destaque na programação de abertura, a chegada do Papai Noel de barco pela Lagoa de Araruama atraiu crianças, jovens e adultos ao deck da Praça Hermógenes Freire da Costa, na Praia do Centro. De lá, com o apoio de uma viatura da Guarda Municipal, o Bom Velhinho percorreu as ruas do Centro saudando moradores e comerciantes. O prefeito Fábio do Pastel prestigiou a noite de estreia da casa após um compromisso na capital do Estado.
A lojista Carla Silva foi uma das primeiras a chegar à Casa da Cultura, acompanhada do filho Gabriel, de nove anos, e da mãe, Sofia, de 67 anos, que veio do Rio de Janeiro para curtir a temporada natalina na cidade. “Fiz questão de trazer o meu filho e a minha mãe porque é importante resgatarmos esse espírito natalino, que nada tem a ver com a pandemia. As crianças, como nós, sentiram muito as perdas, ficaram confinadas em casa durante muito tempo e mereciam ter esse momento de felicidade. É muito bom saber que a Prefeitura se preocupou em manter a Casa do Papai Noel, com conscientização e o respeito às medidas contra a Covid, porque eu vejo como algo muito importante também para o comércio local e para atrair o turismo”, destacou a comerciante, moradora há dois anos do bairro Poço Fundo.
Quem compareceu ao evento de inauguração também pôde curtir de perto a apresentação de street dance das crianças e adolescentes do estúdio de dança Master Dance Centro Artístico. Na presença do secretariado municipal, o secretário adjunto de Cultura, Thiago Marques, fez o descerramento do laço e deu as boas-vindas aos presentes.
“Quero agradecer aos meus colegas secretários que foram grandes parceiros e ao prefeito Fábio do Pastel por todo o apoio a esse projeto, por nos dar condições de realizar esse evento e abrir a Casa do Papai Noel este ano. Agradeço também a toda minha equipe, que trabalhou muito e em curto espaço de tempo para entregar esse espaço fantástico para a população. Estamos muito felizes com essa inauguração e desejamos a todos uma temporada de Natal de muita alegria e esperança em São Pedro da Aldeia”, disse.
Totalmente renovada, a Casa do Papai Noel ganhou mais de 30 novas mobílias em estilo colonial confeccionadas pelos artistas plásticos Flávio Rangel e Marcio Alexandre Simas. A escultura do presépio de 1,60 metros de altura em 3D, assinada por Rangel, recebeu destaque e iluminação especial na entrada da Casa, assim como a lareira da sala – outro ponto alto da decoração temática.
“A prefeitura está de parabéns. É uma atração muito bacana, um momento para a gente resgatar os costumes da infância e essa fase tão gostosa do Natal. A estrutura deste ano melhorou muito, superou as nossas expectativas. A presença do Papai Noel também é muito acolhedora e com certeza é um diferencial”, destacou o militar da ativa Jonathan Costa, que compareceu ao espaço com a esposa e o filho de cinco anos de idade.
O lar também ganhou ambientes inéditos, como a biblioteca cenográfica e o quarto do Papai Noel. Ornamentado com diversos adereços natalinos, o cômodo conta, ainda, com um relógio de pé do acervo da Secretaria Adjunta de Cultura, que pertenceu à Câmara Municipal no século XIX. Na oficina de brinquedos, projetada cenograficamente, as crianças pequenas também podem brincar no tradicional trenzinho, outro atrativo de destaque na exposição natalina.
A noite de abertura também contou com a presença especial de nove crianças da ONG Aldeia da Infância Feliz, do bairro Balneário. Há 23 anos, a instituição oferece cuidado e acolhimento institucional a crianças e adolescentes do município em situação de vulnerabilidade social, fruto de negligência, maus tratos, abandono, violências ou abusos por seus familiares ou responsáveis.
“Essa é a primeira programação cultural que as nossas crianças estão participando depois do início da pandemia. Ficamos muito felizes e agradecidos à Secretaria de Cultura por esse convite e nos sentimos privilegiados por participar desse momento tão único e especial. As crianças ficaram encantadas com a Casa e com os presentes que elas ganharam. Com certeza, uma atividade como essa contribui imensamente para a grande proposta do nosso trabalho, que é promover a reintegração dessas crianças ao convívio familiar e social”, destacou a coordenadora do abrigo, Sandra Jardim.
A Casa do Papai Noel fica na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, no Centro. Excepcionalmente nesta sexta-feira (17) e nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e no dia 1º de janeiro, Dia Mundial da Paz, o espaço estará fechado para visitação.
Dentre as autoridades municipais presentes no evento de inauguração, estiveram ainda o vice-prefeito Dr. Júlio Queiroz, os secretários de Governo, Luiz Fernando Gomes Junior; de Saúde, Maria Márcia Sampaio Fontes; de Segurança e Ordem Pública, José Maria Cadimo Azevedo; de Serviços Públicos, Raimundo Pereira Teixeira; e de Planejamento e Gestão, Paulo César de Souza, o secretário adjunto de Esportes e Lazer, Ricardo Ramos Gaspar, a controladora-geral Danielle Prudente, os vereadores Márcio Soares e Jean Pierre Borges, o chefe de gabinete do prefeito, Moisés Batista e o assessor especial do prefeito, Edmilson Bittencourt.
Decoração natalina
Além da Casa do Papai Noel, o projeto de Natal executado pela Secretaria Adjunta de Cultura contemplou ainda a decoração natalina em pontos estratégicos da cidade. Na Praça Hermógenes Freire da Costa, na Praia do Centro, uma árvore de Natal de cerca de oito metros de altura foi instalada. O deck e os canteiros da praça também ganharam vida e um colorido especial com a instalação de luzes. A Avenida São Pedro e a Praça Dr. Plínio de Assis Tavares (Praça do Canhão) também foram enfeitadas com adereços iluminados.
Na Praça Agenor Santos, a Igreja Matriz e o convento dos jesuítas, que fazem parte do conjunto arquitetônico histórico do município, foram iluminados e a praça também ganhou uma árvore de led, de cerca de seis metros de altura.