A secretária de Saúde de São Pedro da Aldeia, Maria Márcia Sampaio Fontes e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Roberto Augusto de Oliveira participaram na última sexta-feira da abertura da etapa municipal da 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental, que tem como objetivo discutir as melhorias dos serviços oferecidos pelo SUS à população na área do atendimento psicossocial. Na oportunidade, Maria Márcia agradeceu aos responsáveis pela iniciativa e enfatizou a importância de se pensar em ações de ampliação da rede de atendimento.
A assessora especial de Gestão da Saúde Mental, Rosemary Calazans Cypriano ressaltou a necessidade de se debater o tema, informando que a Conferência é a oportunidade da sociedade construir as propostas de desenvolvimento da saúde mental, deixando claro que essas serão anotadas e apresentadas nas próximas etapas, sendo elas regional, estadual e nacional.
O evento foi organizado pelo Conselho Municipal de Saúde de São Pedro da Aldeia e pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Assessoria Especial de Gestão da Saúde Mental. O tema da conferência é “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”. A psicóloga Renata Nogueira Antum Gomes falou do “Cuidado em Liberdade como Garantia de Direito à Cidadania”, que trata de propostas de Desinstitucionalização, Residência Terapêutica e o Programa de Volta pra Casa, discutindo questões da Reforma Psiquiátrica. Dentro desse eixo ainda foi discutida a redução de danos e o cuidado a esses usuários de álcool e outras drogas; a saúde mental na infância, adolescência e juventude, a atenção integral e o direito à convivência familiar e comunitária; e também a questão da saúde mental no sistema prisional na luta contra a criminalização do sujeito.
O tema do segundo eixo foi a “Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental”, elaborado pela psicóloga Rosemary Calazans Cypriano. Em seguida, a Assistente Social Gabrielle Ferreira falou do 3º eixo, que é “Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade”,
E a psicóloga Sheila Cristina finalizou a parte de explanações, tratando dos impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.
Durante o evento também ocorreram discussões em grupo e criação de propostas de melhorias dos serviços disponíveis no município. Todas as ações propostas na discutidas na conferência municipal seguem para as etapas regional, estadual e nacional, que serão realizadas até maio deste ano.