Com objetivo de alinhar as questões para o retorno presencial dos alunos da rede municipal aldeense, os diretores das unidades escolares participaram de uma reunião nesta segunda-feira (31). O encontro, realizado no auditório da Secretaria de Educação, serviu para tirar as dúvidas relacionadas a todo campo pedagógico e também para apresentar os profissionais que estarão à frente das coordenações da pasta. De acordo com o decreto nº 026 de 28 de janeiro de 2022, ficou definida a retomada 100% presencial e obrigatória a partir do dia 7 de fevereiro, mantendo em observação as medidas e protocolos sanitários.
A subsecretária de Educação, Kátia Santana Moreno, abriu a reunião desejando boas-vindas, falou dos desafios de 2022 e do apoio que será oferecido a cada equipe diretiva. “É um grandioso desafio que está por vir. Precisamos confiar que dias melhores virão. A pandemia ainda não terminou e temos as nossas limitações e adequações a serem feitas. Por isso estamos aqui reunidos para que vocês tenham o suporte necessário. O nosso setor pedagógico está alinhado e empenhado em contribuir para um trabalho de excelência e esse encontro irá nortear a todos”, afirmou Kátia.
Durante o encontro, foram discutidos e analisados os tópicos de priorização curricular, censo, documentação, atualização do quadro de horários. Além dos programas federais como o Tempo de Aprender, que tem por objetivo realizar ações para aprimorar o acompanhamento da aprendizagem dos alunos, por meio de atenção individualizada, valorização dos professores e gestores de alfabetização.
A coordenadora-geral pedagógica, Fátima Cristina de Souza, aproveitou o momento de orientação para passar a mensagem sobre o trabalho desenvolvido em equipe. “Todos os dias misturamos a nossa vida com a educação, seja de muitos modos no cotidiano e dentro das salas de aula, na maneira convencional. A educação transforma o mundo e vocês não estarão sozinhos nessa transformação. A Semed, a equipe pedagógica, e todos os demais suportes estarão junto a vocês nessa grande caminhada que será o nosso ano letivo”, finalizou.
Vale ressaltar que todas as questões relacionadas à retomada das aulas presenciais estão no protocolo elaborado pelos profissionais da Secretaria de Educação. O documento que aponta formas de prevenção, será repassado para os profissionais de educação que estarão atuando no retorno na próxima segunda-feira (7).