As unidades escolares da rede municipal de São Pedro da Aldeia irão receber um reforço especial para a segurança de crianças e jovens. Na manhã desta quarta-feira (9), o secretário de Educação, professor Elias Valadão da Mota, deu início a parceria com a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), que irá realizar a implantação da Patrulha Escolar e de Proteção à Criança e ao Adolescente.
O programa, que é uma reedição da antiga PAMESP Escolar, busca uma relação mais estruturada e permanente com a comunidade escolar, zelando pela proteção dos estudantes e auxiliando nas questões dentro e fora da esfera educacional. Além da ronda, a projeção é que a parceria ainda ofereça palestras e instruções aos alunos e profissionais de educação. Para o Professor Elias, o trabalho em conjunto trará inúmeros benefícios para os envolvidos.
“Quando falamos em educação, falamos em um universo que abrange não só o aprendizado dentro da sala de aula, mas também o direito à proteção, onde a escola se torna um canal no qual o aluno deve se sentir à vontade para apontar situações de risco. Esse diálogo que será trazido com a parceria da PM, terá extrema importância para estudantes, profissionais e também para os pais, que sentirão maior segurança ao saber que os filhos irão receber além do acolhimento no ambiente escolar”, disse o secretário.
A Cabo Andrea Pereira e o Cabo Costa, estiveram presentes na sede da Secretaria de Educação, para uma reunião de alinhamento e planejamento das ações que serão realizadas em conjunto com as direções das 42 unidades escolares do município.
“A Patrulha Escolar Proteção à Criança e ao Adolescente é um policiamento especializado em prevenir e orientar todo o corpo docente e discente sobre as questões pertinentes à segurança dentro da área escolar. De forma preventiva serão feitas palestras com alunos e professores, buscando um trabalho em conjunto para o bem da sociedade. Também será reativado o Conselho Comunitário de Segurança Escolar, com reuniões periódicas com a comunidade escolar e a rede de proteção. Juntos faremos um excelente trabalho”, afirmou a Cabo Andrea.