Hoje, dia 26 de abril, é comemorado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, e a prefeitura de São Pedro da Aldeia promoveu ações de prevenção aos males causados pela doença. Uma delas foi realizada na Praça do Canhão, no centro da cidade. O atendimento à população foi organizado pela Vigilância Epidemiológica e Dant, com apoio da equipe de enfermagem, nutrição e a parceria dos alunos do curso técnico de enfermagem da Unienf. Em vários postos de saúde também houve mutirão de atendimento voltado para os moradores que buscam informação a respeito da doença.
Na oportunidade, os aldeenses puderam contar com serviços de medição de PA, receberam orientações e conheceram métodos para manter a saúde em dia, como a boa alimentação, atividade física regular, além de fazer uso de medicamentos de controle, quando indicado pelo médico.
A equipe técnica de combate ao tabagismo também somou forças ao mutirão, disponibilizando profissionais para explicar o funcionamento do programa.
Popularmente conhecida como pressão alta, a hipertensão arterial pode afetar crianças, adolescentes, adultos e idosos. A doença é silenciosa e provoca o estreitamento das artérias, fazendo o coração bombear o sangue com cada vez mais força causando assim o esforço excessivo que pode levar a ataques cardíacos e derrames cerebrais.
De acordo com os especialistas, existe controle da hipertensão arterial, mas a melhor receita para a prevenção é uma vida saudável.
Verifique sua pressão periodicamente;
Não fume;
Elimine ou reduza o consumo de bebidas alcoólicas;
Faça atividades físicas regulares;
Faça esforços para manter o peso ideal;
Alimente-se de forma saudável, evitando o sal, frituras e dando preferências a frutas, legumes e verduras;
Evite o estresse e dê mais atenção à sua vida familiar e social.