Os artesãos de São Pedro da Aldeia têm uma nova oportunidade para emitir a Carteira Nacional do Artesão, um documento que formaliza a atividade e oferece benefícios aos trabalhadores artesanais. O cadastro para emissão da Carteira será feito nesta sexta-feira (03), às 9h, na Casa do Artesão. As senhas de atendimento serão distribuídas na quinta-feira (02), durante a palestra do coordenador do Programa Estadual do Artesanato, Marcel Vasconcelos, a partir das 18h, também na Casa do Artesão.
A ação é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Turismo, a Coordenação Estadual de Artesanato da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a Age-Rio. Além da Carteira Nacional do Artesão, o artista que realizar o cadastro terá acesso à participação em feiras do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), divulgação do trabalho artesanal, capacitações, microcréditos e comercialização.
De acordo com a secretária de Turismo, Andrea Tinoco, a venda de peças artesanais para os turistas movimenta a economia local, gerando emprego e renda, não só para a família do artesão como também para toda a comunidade. “O Programa do Artesanato Brasileiro é subordinado ao Ministério do Turismo e oferece, por meio da Carteira Nacional do Artesão, diversos benefícios, como linhas de crédito, participação em feiras e qualificação. Convido todos os artesãos da cidade, sem exceção, a comparecerem e divulgarem esta ação, que é fundamental para o desenvolvimento do artesanato aldeense”, declarou.
Para efetuar o cadastro na sexta-feira (03), o artesão precisa ser morador do Estado do Rio de Janeiro, ter idade igual ou superior a 16 anos e apresentar cópias do RG, CPF, comprovante de residência, PIS, uma foto 3×4 e o trabalho artesanal realizado. Na ocasião, deverá ser apresentada uma peça pronta e outra que será concluída no momento do atendimento.
A Casa do Artesão de São Pedro da Aldeia está localizada na Praça Hermógenes Freire da Costa, no centro da cidade.