Os artesãos de São Pedro da Aldeia agora contam com um ponto fixo para renovação assistida da Carteira Nacional do Artesão. O serviço é oferecido no Centro de Informações Turísticas, às terças e quintas-feiras, das 9h às 17h. Não é necessário agendamento. Para facilitar a renovação do documento, que concede diversos benefícios à categoria, os profissionais da Secretaria Municipal de Turismo foram capacitados pelos técnicos da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ).
A secretária municipal de Turismo, Andrea Tinoco, ressalta que a Carteira Nacional do Artesão é um documento de extrema importância para a categoria. “Oferecer assistência para sua renovação é um serviço importante e um facilitador para os artesãos que vivem aqui e representam tão bem a nossa cidade, além de ser uma oportunidade para estreitarmos o contato entre esta classe e a gestão pública, o que nos possibilita avançar com novas propostas. É uma demanda antiga da categoria, que vem recebendo total apoio tanto por parte do município, quanto da Secretaria Estadual de Turismo”, afirmou.
A Carteira Nacional do Artesão é um documento físico válido em todo o país, que formaliza a atividade artesanal e concede benefícios como a participação em cursos de qualificação, o acesso a microcrédito com condições mais atrativas e participação em exposições, entre outros. O cadastro dos artesãos também é necessário para a implantação de políticas públicas e o planejamento de ações voltadas ao setor.
Na primeira semana de junho, a Secretaria de Turismo promoveu, em parceria com o Governo do Estado, um evento para a emissão e a renovação do documento. Mais de 200 artesãos foram contemplados pela iniciativa. É importante destacar que a emissão de novas carteiras depende da realização de uma curadoria das peças e, por isso, só pode ser feita pelos técnicos da Setur-RJ.
O Centro de Informações Turísticas de São Pedro da Aldeia está localizado na Praça Hermógenes Freire da Costa, no centro da cidade.