Os artesãos de São Pedro da Aldeia podem renovar a carteira profissional da categoria no Centro de Informações Turísticas. O atendimento é feito às terças e quintas-feiras, das 9h às 17h, sem agendamento. O objetivo da Secretaria Municipal de Turismo é facilitar a renovação do documento e estreitar laços entre a classe artesã e a gestão pública.
A secretária de Turismo, Andrea Tinoco, destaca que a equipe municipal foi capacitada por técnicos da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) para realizar o serviço. “A Carteira Nacional do Artesão é um documento de extrema importância para a categoria. Oferecer assistência para sua renovação, além de atender uma demanda antiga dos artesãos, nos possibilita avançar com novas propostas”, afirmou.
A Carteira Nacional do Artesão é um documento físico válido em todo o país, que concede diversos benefícios à categoria. Além de formalizar a atividade artesanal, o profissional que conta com a carteira pode participar de cursos de qualificação, feiras, exposições e ter acesso a microcrédito com condições mais atrativas, entre outros.
O cadastro dos artesãos também é necessário para a implantação de políticas públicas e o planejamento de ações voltadas à categoria. É importante destacar que o serviço oferecido pela Secretaria de Turismo de São Pedro da Aldeia é voltado à renovação do documento. A emissão de novas carteiras depende da realização de uma curadoria das peças e, por isso, só pode ser feita pelos técnicos da Setur-RJ.
O Centro de Informações Turísticas do município está localizado na Praça Hermógenes Freire da Costa, no Centro.