As equipes da Atenção Domiciliar de São Pedro da Aldeia se reuniram nesta quinta-feira (01/09) em uma ação alusiva ao Setembro Amarelo. A iniciativa teve como objetivo alertar profissionais de saúde, pacientes e familiares sobre a necessidade do diálogo e dos cuidados psicológicos individuais para prevenção ao suicídio.
O Setembro Amarelo foi criado no Brasil em 2015 como uma campanha de conscientização e prevenção ao suicídio. A Secretaria de Saúde destaca que intenções dessa natureza podem surgir de quadros de depressão, bem como do consumo de drogas, por esta razão, conversar sobre o assunto é a melhor solução. Especialistas acreditam que conscientização e diálogo podem prevenir 9 em cada 10 situações de atos suicidas.
A melhor forma de prevenção é um acompanhamento psicológico, somado à ajuda de família e amigos, por isso, é preciso que quem esteja sofrendo ou em momento de crise busque apoio. O trabalho da equipe também visa a adesão às Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) em São Pedro da Aldeia.