Prefeitura alinha implantação do Projeto OdontoSesc em São Pedro da Aldeia

Iniciativa oferece 320 vagas para atendimento de atenção básica em odontologia

Servidores da Prefeitura de São Pedro da Aldeia e representantes do Serviço Social do Comércio (Sesc RJ) realizaram uma reunião para alinhar a implantação do Projeto OdontoSesc no município. A iniciativa promove atendimentos odontológicos de forma gratuita em uma clínica itinerante, além de atividades de promoção em saúde. O encontro, realizado na terça-feira (17/01), reuniu as secretarias envolvidas no projeto para definir um planejamento de ações.

Participaram da reunião os secretários de Saúde, Maria Márcia Sampaio, de Serviços Públicos, Raimundo Teixeira, de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Viviani; e de Obras e Desenvolvimento Urbano, Fernando Frauches, além do chefe de gabinete, Moisés Batista, e de representantes das Secretarias de Segurança e Ordem Pública e de Meio Ambiente e Pesca.

De acordo com a secretária de Saúde, Maria Márcia Sampaio, o veículo ficará baseada na praça do bairro São João por 90 dias. “O projeto chegou até nós por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Ele terá início, efetivamente, no dia 1º de março. Serão atividades educacionais nas escolas e nos bairros, além de visitas domiciliares para falar de saúde bucal de forma lúdica e com o contato direto com o usuário. A unidade móvel fará atendimentos com uma equipe de 13 pessoas, de segunda a sexta-feira. Esperamos que seja uma atividade bem proveitosa e tenho certeza que será um ganho de qualidade para a população de São Pedro da Aldeia”, destacou.

Foto: Gabrielly Costa

O projeto OdontoSesc oferece 320 vagas para atendimento de atenção básica em odontologia, obturação, extração, raspagem, limpeza, profilaxia e raio-x. Do total, 160 são para agendamento imediato. As 160 vagas restantes ficam para uma fila de espera, que é chamada conforme as altas clínicas.

A coordenadora do projeto, Taís Feris, destaca que a OdontoSesc é uma clínica odontológica itinerante, que permanece cerca de três meses em cada local. “Nossa intenção é deixar um legado de promoção sem saúde ao mesmo tempo em que prestamos os atendimentos na clínica. A equipe faz um trabalho educativo capacitando crianças e adultos a serem multiplicadores da saúde em sua comunidade”, explicou a representante do Sesc RJ.