A Secretaria Municipal de Saúde modificou a forma de acesso aos programas que integram a Atenção Domiciliar em São Pedro da Aldeia. A mudança tem como objetivo dar mais agilidade às respostas de encaminhamentos dos aldeenses com perfil de atendimento no conforto de seus lares.
Os cuidadores e/ou familiares dos pacientes deverão comparecer ao posto de saúde mais próximo de sua residência, onde será feita uma avaliação preliminar e a inserção do pedido de visita da equipe multiprofissional, caso seja necessário. A resposta ao usuário chega na unidade de saúde em até sete dias, por meio do Sistema Municipal de Regulação, o SER II.
“Essa mudança vem para facilitar e agilizar a entrada do paciente na Atenção Domiciliar, além de tornar o processo de inclusão transparente para todos, desde o início do cadastramento do usuário até o atendimento das equipes”, explicou o diretor da Atenção Domiciliar, Junior Curcino.
Saiba como ter acesso à Atenção Domiciliar:
O aldeense (responsável pelo paciente) vai ao posto de saúde do seu bairro;
Profissionais da unidade fazem avaliação preliminar;
O pedido é inserido no sistema, com o cartão do SUS, RG, comprovante de residência e laudo médico;
Equipe de Atenção Domiciliar recebe via SER II e avalia o caso;
Resposta chega no posto em até 7 dias.
É importante destacar que, caso o paciente esteja internado, a avaliação profissional do Serviço de Atendimento Domiciliar é solicitada pela própria equipe do hospital, seguindo fluxo próprio.
Quais são os critérios?
Residir em São Pedro da Aldeia;
Atender aos critérios de elegibilidade para o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD);
Estar clinicamente estável para o atendimento domiciliar;
Possuir condições mínimas de moradia, saneamento e energia elétrica;
Ter cuidador (responsável) maior de 18 anos e apto aos cuidados com o paciente;
Assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).
Conheça o atendimento domiciliar de São Pedro da Aldeia:
Melhor em Casa – programa do Governo Federal, em parceria com o Governo Estadual, que tem como objetivo desospitalizar e oferecer assistência em domicílio, por meio de equipes multiprofissionais.
Programa de Atendimento Domiciliar aos Cronificados (PADC) – programa municipal que tem como objetivo oferecer atendimento em domicílio aos pacientes cronificados e acamados, dando continuidade aos atendimentos do Melhor em Casa.
Apoio Domiciliar – setor que garante o acesso do paciente, que esteja em risco iminente de vida dentro do domicílio, até uma unidade de pronto-atendimento. A equipe profissional presta os primeiros socorros exclusivamente na casa do paciente de maneira técnica e qualificada. O contato pode ser realizado pelo 192 e também pelo telefone fixo (22) 2621 0192. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias da semana.