O morador de São Pedro da Aldeia que deseja parar de fumar pode procurar ajuda na rede municipal de saúde. Foi durante uma das visitas periódicas da equipe do programa “Melhor em Casa” que Nilton dos Santos, de 65 anos de idade, deixou clara a sua vontade de deixar o hábito de fumar à assistente social Sandra Campos. A partir deste momento, o paciente que está em tratamento domiciliar recebeu o apoio de diversos setores da Secretaria Municipal de Saúde para enfrentar esse problema, que pode causar dependência física e psicológica.
Nesta semana, Nilton dos Santos recebeu a visita da responsável pelo Programa Antitabagismo no município, Soraia Mariano Pepe, para a realização de uma entrevista e orientações iniciais. “O Sr. Nilton é acamado e, pela dificuldade de locomoção, realizamos a avaliação em sua casa. Ele conseguiu identificar que o mau hábito estava prejudicando sua saúde, deixando-o neste estado em que se encontra hoje. Então, com um objetivo já traçado, o Nilton, que fuma desde os 8 anos de idade, está há vinte dias sem fumar. No primeiro momento, não serão introduzidos medicamentos, pois a pior fase ele já enfrentou. Vamos seguir com o acompanhamento de seu caso e ele poderá nos acionar para aconselhamentos”, explicou Soraia.
Ao longo dos últimos meses, durante as demandas de atendimento, o Serviço Social do programa Melhor em Casa (PMEC) tem observado um expressivo percentual de usuários e/ou familiares fazendo uso do tabaco, o que dificulta a recuperação do estado de saúde do paciente. Por isso, os setores de Atenção Domiciliar, Atenção Primária à Saúde e Vigilância em Saúde iniciaram uma parceria para promoção do Programa Antitabagismo, disponível na rede municipal.
A assistente social, Sandra Campos, falou sobre a iniciativa. “Essa ação ressalta a importância das equipes multiprofissionais trabalharem em parceria com toda a Rede de Atenção à Saúde, sempre em busca da melhoria nas condições de vida, visando o cuidado integral do paciente”, afirmou.
O setor de combate ao tabagismo de São Pedro da Aldeia tem o objetivo de conscientizar a população aldeense quanto aos riscos do uso do cigarro e promover a saúde coletiva. Na oportunidade, Nilton dos Santos recebeu informações sobre os benefícios da decisão de parar de fumar, que tem um impacto na melhora do paladar, olfato e na saúde como um todo. A família também recebeu um material informativo de apoio para que todos entendam o processo de desistência do hábito.