A Secretaria de Meio Ambiente e Pesca de São Pedro da Aldeia promoveu, na segunda-feira (03/04), uma palestra aos pescadores do município com o propósito de qualificá-los para o manuseio da nova espécie habitante da Lagoa de Araruama, o cavalo-marinho. O encontro aconteceu na sede do Departamento de Pesca e foi ministrado pela coordenadora do Projeto Cavalos Marinhos/RJ, Natalie Freret, pela pesquisadora Amanda Vaccani e pela educadora Fernanda Luise Kistler. Servidores da Secretaria também participaram da ação.
Durante a palestra, as pesquisadoras enfatizaram a importância das espécies do ecossistema lagunar e mostraram, em prática com um cavalo-marinho de silicone, como os pescadores podem retirá-los de suas redes sem causar danos à espécie. Os pescadores aprenderam a identificar machos e fêmeas, além de receberem informações sobre o processo de acasalamento da espécie, quando a fêmea libera seus óvulos na bolsa do macho. O processo de gestação do animal também foi uma pauta do encontro.
O chefe do Departamento de Pesca, Breno Bento, enfatizou a importância da palestra. “A classe pesqueira é essencial para a nossa cidade e devemos sempre estar promovendo encontros que tratam da nossa lagoa e suas espécies Essa palestra foi importante porque é cada vez mais comum os cavalos-marinhos ficarem presos às redes de pesca e nem sempre o pescador sabe como proceder nesta situação”, disse.