O Museu do Sal de São Pedro da Aldeia, que contará a história da extração salineira na região, está em fase de adequações finais para a abertura do espaço. Nesta semana, as Secretarias de Turismo e de Cultura receberam representantes do Governo do Estado do Rio de Janeiro para apresentar as instalações e o acervo do Museu aldeense.
O encontro contou com a presença da superintendente de Museus, Lucienne Figueiredo, e do responsável pelo setor de Difusão Cultural e Educação em Museus, Rômulo Morgado, ambos da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
A secretária de Turismo, Cláudia Tinoco, e o secretário de Cultura, Thiago Marques, também participaram da reunião. Fechando a comitiva aldeense, estiveram presentes os turismólogos Raquel Sampaio, Alexandre Martins de Azevedo e o assessor Renato Fulgoni, da Secretaria de Turismo, e Cleise Campos, assessora de políticas culturais da Secretaria Municipal de Cultura.
O professor Geraldo Ferreira foi o intermediador do encontro, apresentando o Museu do Sal aos servidores do Rio de Janeiro, que, por sua vez, contribuíram com orientações para abertura e formalização do espaço.
A secretária de Turismo, Claudia Tinoco, se mostrou satisfeita com a visita. “O encontro foi frutífero para iniciarmos todo o processo burocrático que demanda a instalação de um museu. O Museu do Sal, que contará a história da extração salineira em nossa região, está passando pelas adequações finais para a sua breve abertura”, afirmou.
Após conhecer o Museu do Sal, a comitiva também visitou a Casa da Flor, localizada no bairro Parque Estoril.