Nesta sexta-feira (14/04), as equipes do Programa Melhor em Casa e do Pronto-socorro Municipal de São Pedro da Aldeia pactuaram o fluxo de desospitalização de pacientes internados na unidade de saúde. A reunião dos profissionais buscou otimizar o processo de admissão ao “Melhor em Casa”, serviço de saúde prestado de forma domiciliar e caracterizado por um conjunto de ações de promoção ao bem-estar das pessoas.
O programa visa vagar leitos hospitalares e, principalmente, levar humanização aos usuários atendidos, com apoio dos familiares.
Na ocasião, o diretor Junior Curcino apresentou os dispositivos que compõem a Atenção Domiciliar de São Pedro da Aldeia, definindo o perfil de cada um deles. “A Secretaria de Saúde está cada vez mais presente na vida dos aldeenses, sempre pensando em levar um atendimento de qualidade e investindo na ampliação da Atenção Domiciliar”, destacou.
Os participantes puderam debater a melhor forma de avaliação dos pacientes a serem encaminhados à Atenção Domiciliar, caso se encaixem no perfil de atendimento orientado pelo Ministério da Saúde, e decidiram juntos a melhor estratégia para ambas as partes.
Representando a Atenção Domiciliar aldeense, participaram do encontro os médicos Alexandre Drummond e Nathalia, os fisioterapeutas Tassiane da Silva e Miguel Gonçalves, os enfermeiros Danielle Furriele Edinei de Souza Junior e o técnico de enfermagem Vander Alexandre Paula.
Já a equipe do Pronto-socorro foi representada pelo coordenador de Administração, Carlos Kerth, a coordenadora Médica, Adriana dos Santos Lima, o diretor de Projetos, José Helande Gonçalves, a coordenadora da Enfermagem, Flávia Sumar Lessa, a assistente social, Mariana da Silva Rossi, e a assistente de regulação, Priscila Constâncio da Silva.
“Primeiramente quero parabenizar as equipes do Melhor em Casa, PADC, Apoio Domiciliar e do Pronto Socorro pelo excelente trabalho que vem sendo realizado. A reunião de hoje foi bastante produtiva e importante para alinharmos algumas condutas, esclarecer dúvidas sobre a elegibilidade do paciente aso programas, definirmos o fluxo dessa desospitalização. E quem tem a ganhar é o paciente, que pode continuar o tratamento em casa, junto com a família, algo tão eficiente para sua melhora. Esses encontros servem sempre para aprimorarmos nossos serviços, viabilizando um atenção integral aos usuários do SUS.” Enfatizou o coordenador Carlos Kerth.
O acesso ao Melhor em Casa, para os usuários que estejam hospitalizados, acontece dentro de um grupo de trabalho específico para otimizar os fluxos, gerando uma resposta imediata de até 24h do primeiro acionamento feito pelo NIR. É importante destacar que os fluxos de avaliação na Atenção Primária continuam via sistema SER II.