Search

Encontro apresenta a cadeia produtiva da aroeira em São Pedro da Aldeia

Reunião aconteceu no Assentamento Ademar Moreira, no bairro São Mateus

A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Trabalho de São Pedro da Aldeia participou, na terça-feira (25/04), de uma reunião com representantes da EMATER-Rio, INEA e do projeto Conexão Mata Atlântica para apresentar a cadeia produtiva da aroeira na cidade. O encontro aconteceu no Assentamento Ademar Moreira, no bairro São Mateus, e contou com a presença do secretário da pasta, Thiago Ribeiro, do assessor Gilcimar Valle e dos produtores rurais do local. São Pedro da Aldeia segue como um dos únicos municípios do Brasil que cultivam a espécie de forma regularizada.

Os participantes foram recebidos com um café da manhã e a reunião foi iniciada pelo presidente da Associação de Lavradores do Assentamento, Edimar de Oliveira, junto ao secretário de Agricultura, Thiago Ribeiro. Na ocasião, foram apresentados os processos de produção da pimenta rosa desde o plantio até a colheita, chegando no produto final. 

Para o secretário de Agricultura, Abastecimento e Trabalho, Thiago Ribeiro, o encontro soma grande importância para o prosseguimento do trabalho realizado com a aroeira no município. “A importância dessa reunião está na vinda do projeto Conexão Mata Atlântica com a presença de representantes do Inea e da EMATER-Rio. Nosso objetivo é fortalecer o comércio, melhorar o valor atribuído à pimenta rosa, gerando emprego e renda, e o mais importante, preservando a Mata Atlântica. Foi a primeira reunião de estudo que com certeza trará ótimos benefícios à cidade,” finalizou.

Foto: Robson Cruz/PMSPA

A reunião também abordou o aperfeiçoamento das técnicas de cultivo dos produtores por meio de cursos de capacitação, fruto do apoio da Prefeitura e do estado ao longo da iniciativa. Após a apresentação do projeto, os participantes foram até os locais de plantio e aprenderam, na prática, sobre a colheita da aroeira.  

Foto: Divulgação/PMSPA

O agricultor e presidente da Associação de Lavradores do Assentamento Ademar Moreira, Edimar de Oliveira, acredita que o cultivo da aroeira melhorou a qualidade de vida dos produtores rurais envolvidos na iniciativa. “A aroeira ajuda muito na renda familiar de cada agricultor. Uma vez ao ano temos a oportunidade de colher a pimenta rosa, produzir e vender. A Prefeitura vem dando todo o apoio para continuarmos desenvolvendo o projeto, o que é muito importante para nós”, disse.

O coordenador executivo do projeto Conexão Mata Atlântica, Gilberto Pereira, entende que o cultivo de aroeira na cidade é importante para a geração de renda e também para a conservação do bioma. “O nosso projeto incentiva muitos agricultores a implantar sistemas florestais. Quando conhecemos a iniciativa da aroeira em São Pedro da Aldeia, identificamos uma boa referência que trabalha um produto da Mata Atlântica importante, como a aroeira. Nossa ideia é fortalecer esses mercados e incentivar mais produtores a gerar valores com o nosso bioma, ajudando a conservar a floresta e a gerar emprego e renda no estado”, ressaltou. 

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui