Search

Prefeitura de São Pedro da Aldeia promove 2º Encontro Azul de Conscientização do Autismo

Lema do encontro é “Mais informação e menos preconceito”

Começou, na quinta-feira (27/04), o 2º Encontro Azul de Conscientização do Autismo, direcionado ao público de servidores das Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social, além de estudantes de nível superior e familiares de pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento, que tem como lema “Mais informação e menos preconceito”, promove palestras e mesas de discussões. O encontro continua nesta sexta-feira (28/04), na Câmara de Vereadores.

O prefeito Fábio do Pastel abriu o primeiro dia de encontro e parabenizou a organização, destacando os esforços da Gestão Municipal em oferecer serviços diferenciados, como a implementação da APAE e a estruturação de um novo espaço para a Escola Municipal de Educação Especial (EMESPP), que encontra-se em fase de licitação, além da futura construção da Clínica Escola do Autista, pelo Governo Estadual. “Estamos sempre envolvidos quando se fala em saúde, em cuidar de pessoas. É um desafio e um sonho melhorar a qualidade de vida de cada cidadão aldeense”, comentou o prefeito.

A secretária de Saúde, Maria Márcia Fontes, deu boas-vindas a todos os presentes e classificou o dia como produtivo e importante, com estudo de parâmetros para dar visibilidade ao cidadão que necessite de cuidados diferenciados. “Nosso governo tem um olhar especial e humano para questões importantes em relação aos cuidados em saúde, para cuidar, incluir e receber bem todos os usuários do SUS”, disse a secretária, que lembrou, ainda, o apoio da vereadora Mislene para a viabilização de tratamento odontológico com sedação à pacientes com deficiência e pediátricos.

Foto: Renato Fulgoni

Representando o Poder Legislativo, a vereadora Mislene Conceição dos Santos comentou sobre a felicidade de participar do evento e as conquistas da cidade em busca de inclusão. Já a secretária adjunta da Atenção Primária, Izilda Amaro, enfatizou a oportunidade dos servidores da Saúde de se capacitarem para melhor acolher o usuário e serem os multiplicadores de informações tão necessárias para o cuidado assertivo ao paciente e seus familiares.

A coordenadora do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), Thalisia dos Santos, agradeceu a colaboração das Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, além de todos os envolvidos na promoção do encontro.

Após os discursos de abertura, a coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Autismo da UFF e vice-presidente da Associação Azul, Diana Negrão Cavalcanti, ministrou a palestra sobre os conceitos fundamentais do TEA e a educação em uma visão transdisciplinar para desenvolver o indivíduo em todas as fases.

O tema “Estabilização clínica da pessoa com TEA” finalizou a tarde, com apresentação do psiquiatra e mestre em medicina, Caio Abujadi, que destacou a complexidade de se fechar um diagnóstico de autismo e os desafios da educação a esses indivíduos, com a necessidade de se mudar o olhar, buscando confiança e intimidade, tão necessárias para o relacionamento de qualquer pessoa.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui