Para comemorar o Dia do Trabalhador, celebrado em 1º de maio, a Escola Municipal Quilombola Dona Rosa Geralda da Silveira, em São Pedro da Aldeia, promoveu o “Dia das Profissões”. A ação teve como objetivo instruir os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, nos turnos da manhã e tarde, sobre as diversas profissões existentes. Na ocasião, os agentes da Guarda Civil Municipal foram convidados pela unidade escolar e participaram da iniciativa, realizada na quarta-feira (03/05).
Os agentes iniciaram a conversa com apresentação de cada guarda e questionando as crianças sobre o que gostariam de ser quando crescerem. Os assuntos abordados incluíram o respeito aos mais velhos e aos pais, além da permanência na rua apenas com a supervisão dos pais. Na ocasião, os agentes também explicaram que para ter a profissão dos sonhos é preciso ter foco nos estudos, ser disciplinado e saber respeitar as regras.
Outro ponto de destaque da conversa foi o bullying na escola e em casa. Os agentes aconselharam aos estudantes que, ao perceber alguma atitude errada dos colegas, o ideal é falar com os responsáveis e se afastar.
A diretora da unidade escolar, Joyce da Conceição Ribeiro Nascimento, comentou sobre a presença da Guarda Civil Municipal. “Diante das últimas notícias e do clamor por parte dos responsáveis por mais segurança nas escolas, o trabalho da GCM se tornou ainda mais necessário e evidente. Portanto, passar para os alunos sobre as dinâmicas de seus trabalhos, orientá-los e criar essa proximidade, faz com que eles se sintam mais seguros e valorizem ainda mais esses profissionais”, afirmou.
O secretário adjunto de Segurança e Ordem Pública e, também, Guarda Civil Municipal, José Renato Alves, participou da palestra e ressaltou a integração da GCM com a população. “Foi um dia incrível, eu pude estar presente no turno da tarde, falando diretamente com os alunos. Essa troca de informações e essa proximidade com a comunidade escolar é muito importante, afinal, estamos colaborando com o futuro do nosso município”, declarou.