Search

Atenção Domiciliar aldeense promove capacitação para cuidadores

Participantes receberam orientações por meio de simulação real em emergências domiciliares

A Secretaria de Saúde de São Pedro da Aldeia, por meio do Serviço de Atenção Domiciliar, promoveu, na quarta-feira (17/05), o curso presencial “Orientação e simulação real em emergência domiciliar”, voltado aos responsáveis e/ou familiares de pacientes que necessitam de acompanhamento em casa. O evento foi idealizado pelas equipes de enfermagem do Melhor em Casa e do Programa de Atendimento Domiciliar aos Cronificados (PADC).

A palestra foi ministrada pelos enfermeiros Edinei de Souza Junior e Thayná Felipe Almeida Jesus, tendo como alvo a promoção de educação permanente, com atividades que contribuam para o bem-estar daqueles que são acompanhados diariamente, além de dar suporte aos responsáveis pelo cuidado.

Durante o curso, os participantes receberam dicas importantes e participaram de simulações reais de acidentes que podem acontecer nos domicílios. A pauta abordou o posicionamento do paciente no leito, os riscos de broncoaspiração, o manuseio correto de sondas, os benefícios de uma boa higiene, como entender sintomas e acompanhar a medicação para hipertensão, hipotensão, hiperglicemia e hipoglicemia, como avaliar sinais do infarto, AVC e convulsões, além de aplicação da técnica de reanimação cardiopulmonar (RCP).

Moradora do bairro Praia Linda, Tânia Santos foi uma das participantes da capacitação. “Foi um curso de excelência, com conteúdo maravilhoso e orientações básicas para salvar vidas, o bem mais precioso que Deus nos deu. Profissionais atenciosos, capacitados e competentes. Espero que a iniciativa se estenda a outros órgãos e atinja a mais pessoas. Parabéns aos organizadores”, destacou.

Eloiza Ezechiello S. da Silva também falou sobre a iniciativa. “Estou muito agradecida pela oportunidade de participar desse grande momento de conhecimento. Salvar vidas é um ato de amor e empatia”, afirmou.

Marcia Valéria Machado Lira, do bairro Balneário, compartilhou sua experiência.  “Adorei o curso. Bem didático, esclarecedor, ainda mais para mim que não tenho conhecimento de cuidados básicos. Agora vou cuidar de minha mãe com mais habilidade”, comentou.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui