Capacitar os profissionais da rede municipal de ensino para impulsionar a cultura de paz nas escolas e, assim, promover um ambiente mais harmonioso. Foi com esse objetivo que a Secretaria de Educação de São Pedro da Aldeia realizou o workshop “Mediação de Conflitos para uma Cultura de Paz nas Escolas”, na quarta-feira (24/05). O evento foi uma iniciativa da Coordenação de Educação Preventiva.
Na ocasião, foram realizadas três palestras. A primeira abordou o tema “Violência, tipificações e suas manifestações na escola: e agora?”, ministrada pela professora da rede municipal, Natália Almeida. Com especialização pela Fiocruz, Natália falou sobre o impacto que o tema tem nas escolas, destacando as causas da violência e formas de preveni-la.
Em seguida, o major Rafael Correa, subcomandante do Corpo de Bombeiros, e os sargentos Sandro Primo e Jorge da Luís da Silva abordaram o tema “Segurança Escolar”. Os palestrantes explicaram aos presentes mais detalhes sobre os protocolos americanos, que recomendam ações em casos de violência escolar.
A última palestra do dia ficou a cargo dos representantes da OAB São Pedro da Aldeia, Vitoria Izidoro e Sérgio Peniche, que ministraram sobre “Mediação de Conflitos”. Na oportunidade, os participantes aprenderam a mediar eventuais conflitos no ambiente estudantil e, assim, prevenir atos violentos.
Na apresentação cultural realizada durante as palestras, Maria Eduarda, estudante da Escola Municipal do Vinhateiro cantou a música “Cuida de Mim” da cantora Angélica.
Abrindo a cerimônia, a secretária adjunta de Educação, Wania Dias, deu boas-vindas aos presentes. “É um prazer imenso participar mais uma vez de um trabalho incrível. Estamos aqui para pensarmos sobre as questões sociais, na educação e tudo o que envolve a nossa sociedade, além de refletirmos como cidadãos”, comentou.
Representando o prefeito Fábio do Pastel, o assessor da Secretaria de Governo, Edmilson Bittencourt, agradeceu a presença de todos. “A palavra para o encontro de hoje é gratidão. Cada profissional presente contribui para o sucesso do nosso evento. Sabemos que, se não houver a união de todos, nada vai para frente. Tenho certeza que o resultado dessa iniciativa será satisfatório, ainda mais para a educação do nosso município. Parabéns a todos que organizaram e participaram do workshop”, declarou.
A coordenadora de Educação Preventiva, Maria Regina Rosa, falou sobre a importância do tema. “Nós entendemos a relevância de trabalhar essas questões dentro da escola no cotidiano, tendo em vista que temos centenas de alunos na nossa rede municipal. Com isso, é necessário que possamos trabalhar o respeito às diferenças, porque entendemos que grande parte da violência ocorrida no ambiente escolar inicia por meio do desrespeito em aceitar o outro. Por isso, nós precisamos trabalhar para construir um ambiente mais acolhedor para todo mundo”, disse.
O workshop foi bastante produtivo para Denise Alvares da Cunha, diretora da Escola Municipal Profª Maria Celeste de Campos, no Baixo Grande. “É importante que toda a rede municipal possa se integrar nessa promoção de uma cultura de paz nas escolas, conscientizando os pais e responsáveis, além de todos que frequentam as unidades. Espero que, com essa iniciativa, seja mais fácil expandir a conversa para além do ambiente escolar. Essa é a esperança que temos com a educação”, afirmou.
Também estiveram presentes no workshop o presidente do Conselho Tutelar, Ubirajara Barenco, e as conselheiras Adriana Amarante, Elisabete Souza, Marcia Amaral e Walkíria Vieira; os representantes do CIAAN, pelo Programa Forças no Esporte (PROFESP), o sargento Jonson e a sargento Vanessa Gonçalves, o secretário adjunto de Segurança e Ordem Pública, José Renato Alves Pinheiro, além dos representantes da Polícia Militar, o sargento Luciano Fiuza e a cabo Andrea Pereira.