Search

Período de defeso dos crustáceos garante pescado de qualidade em São Pedro da Aldeia

No primeiro dia após defeso, pescadores aldeenses garantiram cerca de 3 toneladas de camarão

Os pescadores de São Pedro da Aldeia celebraram o fim dos três meses de defeso dos crustáceos na Laguna de Araruama. Com o respeito ao período de reprodução, a qualidade do pescado aumentou. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Pesca, nesta segunda-feira (03/07), foram capturadas cerca de 3 toneladas de camarão nos bairros da Ponta do Ambrósio, Baixo Grande, Mossoró, Porto da Aldeia e Poço Fundo, além da Praia do Siqueira.

Foto: Divulgação/PMSPA

O secretário-adjunto e responsável pelo Departamento de Pesca aldeense, Breno Bento dos Santos, destacou a importância do Defeso para os pescadores. “O período de defeso é uma etapa muito importante para a Laguna de Araruama. Conseguimos preservar as espécies e garantimos a qualidade do pescado, além disso, também ocorre a comercialização justa. A revisão da instrução normativa para separar o período do defeso do crustáceo foi crucial para termos um pescado de maior qualidade. Afinal, os períodos de reprodução dos peixes e crustáceos ocorrem em épocas diferentes. É uma vitória para os pescadores aldeenses”, declarou. 

O período de defeso do camarão, quando é proibida a pesca, passou por alterações e agora acontece de 1º de abril a 30 de junho. A mudança, publicada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, visa proteger a época de recrutamento do animal e possibilitar a pesca artesanal na Laguna de Araruama quando os camarões estiverem maiores. Antes, o período de defesa era o mesmo dos peixes, de 1º de agosto a 31 de outubro. 

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui