Empenhada em garantir qualidade de vida para todos os cidadãos e humanizar, cada vez mais, os serviços em saúde, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia promoveu atendimento odontológico a pacientes assistidos pelos Programas Melhor em Casa e de Atendimento Domiciliar aos Cronificados (PADC). A iniciativa levou em consideração a dificuldade de locomoção dos pacientes acompanhados em seus domicílios.
O dentista Bruno Silva Azevedo, que atende no Centro de Especialidade Odontológicas (CEO), acompanhou as visitas das equipes multiprofissionais para prestar o serviço adequado aos pacientes.
Os beneficiados nestas visitas foram Armando Machado Neves e Ivonete Teixeira do Nascimento Justino, que receberam a consulta no conforto de seus lares. Cada família recebeu orientações quanto ao impacto significativo que a saúde bucal tem no bem-estar geral. Para um procedimento mais complexo, após avaliação profissional, a paciente Ivonete foi transportada pelo Apoio Domiciliar até o CEO com conforto, técnica e segurança.
O diretor da Atenção Domiciliar, Junior Curcino, ressaltou a importância da articulação em rede para que o trabalho possa chegar com expertise e, principalmente, humanização ao usuário do SUS. “Trazer o carinho, o cuidado, conforto e saúde aos nossos pacientes faz parte do objetivo de nossas equipes”, destacou.
A Secretaria Municipal de Saúde acredita que os esforços colaborativos entre os cuidados domiciliares e os profissionais da odontologia promovem benefícios significativos ao cidadão, garantindo melhores resultados e cuidados com o paciente.
A estratégia tem como objetivo a humanização, qualidade de vida para todos e o acolhimento no atendimento aos usuários do SUS que conseguem se locomover até uma unidade de atendimento, sempre visando o cuidado integral aos cidadãos.