A Secretaria Municipal de Saúde recebeu, nesta sexta-feira (21/07), a equipe do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) de Itatiaia/RJ para uma visita técnica. Os profissionais foram recepcionados pela Atenção Domiciliar de São Pedro da Aldeia. O encontro teve como objetivo a troca de experiências por meio de fluxos de atendimento, protocolos operacionais padrão e projeto terapêutico singular, visando a qualidade técnica e o fortalecimento da humanização no atendimento aos moradores acompanhados no conforto de seus lares.
Sempre em busca da consolidação dos serviços prestados pelo Programa Melhor em Casa, o Ministério da Saúde incentiva o intercâmbio entre as equipes que atuam na residência dos pacientes. A iniciativa reforça a importância da permuta de boas práticas na promoção à saúde, sempre buscando a prevenção e tratamento de doenças e reabilitação, com garantia da continuidade do cuidado e integrada à Rede de Atenção à Saúde.
Na oportunidade, os profissionais itatiaienses puderam conhecer o PADC, programa criado pela direção da Atenção Domiciliar do município aldeense, com o aval da Secretaria da Saúde, que viabiliza a assistência domiciliar aos cronificados e acamados.
O diretor Atenção Domiciliar de São Pedro da Aldeia, Junior Curcino, falou sobre a visita. “É com imensa alegria que São Pedro da Aldeia abre as portas da Atenção Domiciliar para que o SAD de Itatiaia venha ser capacitado pela equipe técnica do nosso município”, comentou.
O encontro também fortalece a referência nacional do SAD aldeense, por sua atuação dentro das premissas da Portaria 825, que rege o modelo de atendimento multiprofissional disponibilizado no domicílio das pessoas que necessitam de cuidados de saúde mais intensivos.A coordenadora do SAD de Itatiaia, Fernanda Salvador, falou sobre o momento. “Participar dessa oficina em São Pedro da Aldeia é uma honra para o SAD de Itatiaia. Poder aprender e capacitar um pouco mais a equipe com o Júnior Curcino, que sabe tudo e mais um pouco da atenção domiciliar, é de grande valia. Essa é a terceira vez que venho à cidade e fico muito lisonjeada em poder trazer membros da equipe para se capacitarem. Agradeço a toda equipe de São Pedro da Aldeia e ao meu secretário de Saúde, Luiz Saldanha. Para os SADs que ainda não participaram deste benchmark, digo para não deixar participar porque foi de muito aprendizado, devido a eficiência no fluxo da Atenção Domiciliar daqui, sonho de consumo para qualquer SAD”, afirmou.