Personalidades femininas negras de São Pedro da Aldeia e da região, que contribuíram para a manutenção, valorização e difusão das tradições e da cultura afro-brasileira, serão homenageadas pelo Prêmio Dandara Guerreira nesta sexta-feira (28/07). O evento é uma iniciativa da Associação de Mulheres Afrodescendentes Nair de Souza (AMANS) com o apoio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, por meio da Coordenadoria de Promoção de Igualdade Racial. A premiação será a partir das 19h, no espaço de eventos Lagoon (Av. São Pedro, nª 8, Centro).
De acordo com a coordenadora de Promoção de Igualdade Racial, Fernanda Costa, a ideia é fortalecer as organizações voltadas às mulheres negras e reforçar seus laços, trazendo maior visibilidade para a luta.
“A noite da Mulher Negra será um marco para a nossa cultura e tradições, essa será uma noite de visibilidade de sua beleza e, o mais importante, sua grandeza de ser mulher. Convido a todos para prestigiar e conhecer as mulheres que fazem diferença na sociedade, mulheres de luta e espelho das futuras gerações, que deixam um legado de resistência e saberes”, comentou Fernanda.
O evento irá celebrar o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha., comemorado em 25 de julho. No Brasil, a data homenageia a líder quilombola, Tereza de Benguela, símbolo de luta e resistência do povo negro.