A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do setor de Atenção Domiciliar, promoveu o projeto “Alegria – trabalhando as emoções” como prática integrativa complementar em Saúde (PICS). A atividade foi realizada pela psicóloga do programa Melhor em Casa (PMeC), Fátima Pereira da Luz, na residência de usuários acompanhados pelo PMeC e o Programa de Atendimento Domiciliar aos Cronificados (PADC).
O trabalho destaca a importância de se construir um local onde pacientes, cuidadores e familiares possam expressar suas emoções. O tema escolhido foi a alegria, sentimento que estimula o sistema imunológico, melhorando o quadro geral de saúde não só do doente, mas de todos os que o acompanham.
A Atenção Domiciliar de São Pedro da Aldeia busca trabalhar de forma efetiva e constante na humanização do atendimento e na qualidade de vida dos pacientes.
De acordo com a psicóloga Fátima da Luz Pereira, o objetivo do setor é levar o projeto a todas as residências que são acompanhadas pelos programas. “Os resultados obtidos nas primeiras ações foram bastante positivos e tiveram a adesão e participação das equipes multiprofissionais, pacientes, cuidadores e familiares. Boa parte das nossas enfermidades têm início nas nossas emoções, por isso, é imprescindível cuidar do nosso emocional”, afirmou.