Search

Patrulha Maria da Penha conscientiza mães e responsáveis na E. Mz. Manoel Martins

Palestra levou informações sobre os tipos e ciclos de violência doméstica e como as vítimas podem pedir ajuda

A manhã desta quinta-feira (17/08) foi de conscientização para as mães e responsáveis dos alunos da Escola Municipalizada Manoel Martins, no bairro Balneário das Conchas. Uma ação conjunta entre as Secretarias de Educação e de Segurança e Ordem Pública levou informações sobre como identificar e combater a violência contra a mulher. Também foram sorteados brindes para as participantes, que puderam aproveitar um coffee break ao final do evento.

Vizinhas, as moradoras do bairro Balneário, Alexsandra Oliveira, Renilda da Conceição,  Kenia Santos e Suelen Rodrigues compareceram à palestra. “Eu acho importante, é muito bom ver essa conscientização”, afirmou Renilda. Já Alexsandra destacou que o encontro é destinado a todas. “Acho que não tem uma mulher, hoje, que não tenha sofrido algum tipo de violência, seja moral, física, pscicológica”, apontou.

Aline da Silva levou a sobrinha Kamilly Vitória, de 13 anos, para o evento. “Acho interessante, é um aprendizado para sabermos melhor como reagir a esses tipos de agressões. Às vezes, tem coisas que a pessoa pode achar que é certo, normal, e não é. Pode parecer uma coisa boba, que vai passar, e não é assim”, comentou Aline. Kamilly reforçou a importância de também participar da palestra. “É bom procurar saber como é para não sofrer isso lá na frente”, destacou.

Uma das mães, Sulamita Norberto, moradora do bairro Praia Linda, teve um momento impactante de fala e expôs a situação de violência física, psicológica e sexual que viveu por 12 anos e da qual conseguiu sair. Ela deixou um recado importante para as mulheres que precisam buscar ajuda. “Não é fácil, a pressão psicológica é muito grande, mas vocês não precisam aceitar nada que deixem vocês desconfortáveis, ninguém gosta de sofrer”, declarou.

Para a coordenadora da Patrulha Maria da Penha, a GCM Rosana Andrade, o grupamento é uma conquista muito grande. “Enfatizo a importância fundamental de nosso grupamento no município. Antes inexistente, agora oferecemos proteção e apoio a mulheres vítimas de violência doméstica onde as vozes das mulheres são ouvidas e respeitadas. Atuamos com empatia, criando laços de confiança para encorajar um futuro livre de violência. Nossa missão é um compromisso pessoal com a justiça e a igualdade, contribuindo para uma sociedade mais consciente. Continuaremos firmes em nossa jornada para erradicar a violência doméstica e transformar positivamente nossa cidade”, pontuou.

A coordenadora de Educação Preventiva, Maria Regina da Silveira Rosa, falou sobre a iniciativa. “A escola deve ser um espaço de prevenção à violência doméstica, pois os reflexos dessa violência acabam chegando à escola através do aluno que vivencia esse ato dentro de casa. Essa é a realidade de muitos dos nossos alunos, infelizmente. A parceria com a Patrulha Maria da Penha é muito importante, pois além de agregar informação e orientação para a comunidade escolar, reforça a conscientização acerca da relevância do tema”, reforçou.

A diretora da E. Mz. Manoel Martins, Karina Rhodes, destacou que a perda de uma professora da unidade, vítima de feminicídio abalou a todos, e que poder levar informação e conscientizar a comunidade que o município oferece meios de ajuda é fundamental. “Como gestora de escola, vejo os alunos, os pais e toda a comunidade como uma família. Nossa escola sofreu com um caso de feminicídio há pouco tempo e é muito bom poder ver a preocupação das Secretarias de Educação e de Segurança, por meio da Patrulha Maria da Penha, em trazer esse tipo de palestra para os pais dos alunos. É muito importante ver esse tipo de preocupação por parte do governo”, relatou.

Disque Patrulha Maria da Penha

O telefone (22) 99944-6157 está disponível para contato 24 horas por dia e recebe tanto ligações quanto mensagens de texto e de voz. As vítimas de violência também podem ligar para o número 180. O anonimato é garantido em todos meios de contato.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui