A abertura da Casa do Papai Noel, que está funcionando a partir deste sábado (07), na Casa de Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, foi marcada pela emoção. A cerimônia contou com número de dança dos alunos da Escola de Artes e apresentação dos corais Cantores da Aldeia e Serenata, formado por jovens da periferia de Vitória (ES). Marcaram presença na festa as secretárias de Cultura, Edlúcia Marques; de Assistência Social e Direitos Humanos, Ester Marques e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jayme Gomes. A Casa do Papai Noel é uma realização da Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria Adjunta de Cultura
Em seu discurso, antes da abertura oficial da Casa, a secretária Edlúcia Marques lembrou o fato de São Pedro da Aldeia ser a única cidade da Região dos Lagos a ter uma casa dedicada ao Natal.
“É com muita emoção que estamos realizando por mais um ano essa festa dedicada ao Natal, tempo de paz, encontro entre as pessoas e as famílias. São Pedro da Aldeia se orgulha de ser, na Região dos Lagos, a única cidade a criar esse espaço lúdico. Este foi um trabalho feito com muita dedicação por nossa equipe e, deixando a modéstia de lado, ficou muito bonito,” afirmou.
Em seguida, iniciaram-se as apresentações de dança com alunos da Escola de Artes. Na sequência, queima de fogos e a abertura da Casa, feita pela secretária Edlúcia Marques, onde o bom velhinho já se encontrava em seu trono aguardando os visitantes.
A professora Beatriz dos Santos, presente pelo terceiro ano à cerimônia de abertura, conta que a filha Júlia , de 5 anos, fica ansiosa pela festa do Papai Noel.
“Trago ela aqui sempre e isso deixa seu espírito um pouco mais sossegado, já que a ansiedade mesmo é pela noite de 24 de dezembro”, disse.
A festa continuou com apresentações do coral Cantores da Aldeia, que entoaram canções da MPB e natalinas. Em seguida, o coral Serenata, com jovens da periferia de Vitória (ES), que emocionaram a plateia com muitas histórias de superação e canções; entre elas Aleluia, de Handel.
A Casa do Papai Noel fica localizada na Avenida Francisco Coelho Pereira, 255, Centro e está aberta até o dia 10 de janeiro. A visita, gratuita, pode ser feita de 9h às 21h, exceto nos dias 16 e 17 de dezembro (dias de pontos facultativos), 24, 25, 30 e 31 de dezembro. Os visitantes estão convidados a contribuir com um quilo de alimento não perecível para o projeto Natal Solidário. Os mantimentos serão distribuídos a entidades filantrópicas do município, em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.