Academia Popular é sucesso no bairro São João

Os moradores do bairro São João ganharam, há duas semanas, um espaço para a prática gratuita de atividades físicas e já fazem do local um sucesso. A Academia Popular, instalada na praça do bairro, conta com 180 alunos ativos, entre os períodos manhã e noite, que aproveitam a supervisão diária de professores de Educação Física para cuidar da saúde e do corpo. O espaço é uma iniciativa da Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria Adjunta de Esportes e Lazer.

Foto: Renato Fulgoni

“O esporte e a prática de atividades físicas é essencial para o bem-estar, a qualidade de vida e a saúde. A Academia Popular se junta à Juarez Távora, nova entrada do bairro, como mais um sonho que realizamos no São João; aqui, também estamos construindo uma nova creche e a sede própria da E. M. Jamila Motta, de Educação Infantil. Passamos por momentos difíceis de crises, que ainda existem no Brasil e no estado, mas temos conseguido concretizar tudo aquilo que a gente propôs”, destacou o prefeito Cláudio Chumbinho.

Foto: Renato Fulgoni

O espaço conta com 170 m² e 15 equipamentos especializados, como máquina de peito, cadeira extensora e mesa flexora, além de uma série de exercícios conjugados. As atividades acontecem em dois períodos, de segunda a sexta-feira, das 6h às 10h e das 17h às 21h.

Foto: Renato Fulgoni

O secretário adjunto de Esportes e Lazer, Thiago Costa, também falou sobre a iniciativa. “A procura por essa nova Academia Popular está sendo grande e nós ficamos muito felizes em ver que os próprios moradores estão zelando pelo espaço e os equipamentos; agradecemos a toda comunidade por esse cuidado”, destacou.

Foto: Renato Fulgoni

O acompanhamento dos exercícios, com todo o apoio e suporte necessário para a prática, é feito por professores de Educação Física. “A idade mínima é de 16 anos; idoso também pode usar o espaço, porque a gente equilibra os exercícios para que todos possam fazer as atividades da melhor forma. A academia está ficando bem cheia, o pessoal está se empolgando e querendo fazer mesmo”, explicou o professor Rodrigo Guimarães.

Foto: Renato Fulgoni

Atualmente, a Academia Popular do bairro São João conta com 88 alunos inscritos para o período da manhã e 92 no horário noturno. Os interessados podem se inscrever no local, diretamente com os professores. É necessário apresentar cópias do RG, CPF e do comprovante de residência, além do atestado médico de saúde. O aluno opta por um dos dois turnos no ato da inscrição.

Foto: Renato Fulgoni

Aos 57 anos de idade, Rosana Vidal foi uma das moradoras que buscou a academia para a prática de exercícios gratuitos. “Amei a iniciativa da Prefeitura de abrir essa academia popular aqui no bairro e estou aproveitando bastante; os professores são muito atenciosos. Ela trouxe uma melhora na minha saúde, eu estava cheia de dor e não estou sentindo mais nada”, afirmou.