Ação da Secretaria de Agricultura visa captar água da chuva em áreas de produção rural

Iniciativa, que busca reduzir efeitos dos períodos de seca, teve início em assentamento do bairro São Mateus
Serviço para captar água da chuva

A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Trabalho de São Pedro da Aldeia continua oferecendo assistência e auxiliando os produtores rurais do município. Com o objetivo de preparar os trabalhadores da zona rural para as mudanças climáticas e driblar períodos de estiagem, a Secretaria usa seu maquinário para construir poços que irão beneficiar as famílias agricultoras com a captação de água da chuva. O serviço foi iniciado no Assentamento Ademar Moreira, no bairro São Mateus.

O secretário de Agricultura, Thiago Ribeiro, destaca que o trabalho é feito somente após liberação da Secretaria de Meio Ambiente. “Esse trabalho é fruto de um pedido dos produtores, que conta com avaliação e liberação ambiental. Essa medida vai estimular o fornecimento de água por meio da coleta de chuva e, por consequência, melhorar a produção agrícola e pecuária da cidade. Inicialmente, sete pessoas serão beneficiadas”, explicou.

Uma das beneficiadas é a Angela, do Assentamento Ademar Moreira. “Estamos com uma necessidade grande de água e ter essa equipe vindo para cá nos ajudar, fazendo esse serviço, é algo muito importante. Só tenho a agradecer a todos que colaboraram com a gente, estou muito feliz”, comentou.

Os produtores interessados em receber o serviço, que busca reduzir os efeitos dos períodos de seca e beneficiar produtores por meio da captação de água da chuva, devem fazer a solicitação na Prefeitura, por meio de um processo administrativo. O setor de Protocolo funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, na rua Marques da Cruz, nª 61, no Centro (sede da Prefeitura).