A Prefeitura de São Pedro da Aldeia promoveu uma ação descentralizada no bairro Mossoró com orientações sobre o funcionamento dos CRAS e programas sociais, atualização do CadÚnico, além de serviços de saúde. O evento foi realizado na praça do bairro nesta semana, fruto de uma parceria entre a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e a Secretaria de Saúde.
Acompanhada da entrevistadora social Viviane da Silva e da assistente social Caroline Barcellos, a coordenadora municipal do CadÚnico, Veronica Cabral, falou sobre o objetivo da ação descentralizada. “Essa ação tem como objetivo atualizar os cadastros únicos que estão vencidos há mais de dois anos e as pessoas unipessoais, ou seja, famílias de uma única pessoa, pois, com a pandemia em 2022, muitas famílias se desmembraram por conta do auxílio de 600 reais. De acordo com o IBGE, a nossa população é composta de 15,9% de famílias unipessoais e o Cadastro Único demonstrou que houve um aumento de 73% de famílias unipessoais. Agora, o Governo está solicitando a inserção dos documentos no sistema para que se tenha a certeza que essas pessoas são sozinhas. O nosso município está com um número muito grande de pessoas que não atualizaram o Cadastro Único para inserção dos documentos e a falta deste leva a exclusão do cadastro automaticamente pelo sistema”, explicou.
A iniciativa também contou com a presença da equipe do CRAS Palmiro Gomes, do bairro Porto da Aldeia, representada pela coordenadora do equipamento, Naiara Rios, e a entrevistadora social, Adriana Valentin, além das orientadoras sociais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da SASDH, Luciana de Meneses e Tatiana Miranda.
“O objetivo é esclarecer quais são os serviços do CRAS, o acesso à carteira CIPTEA e distribuir informativos sobre a rede de atenção de enfrentamento a violência contra a mulher. Falamos sobre o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, o Cadastro Único, que também é realizado no CRAS, tanto o primeiro cadastro quanto a atualização, o Programa de Atendimento Integral a Família e demais programas ofertados pelo CRAS. É importante abordar estes temas para que as pessoas saibam quais são os serviços ofertados pelos equipamentos da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos”, destacou a coordenadora Naiara Rios.
A unidade de saúde do bairro Mossoró também marcou presença na programação com o enfermeiro Renan Araújo Gonçalves e equipe. Na oportunidade, foram realizados testes rápidos de hepatites C e B, Sífilis e HIV, além de cadastro dos usuários.
Enfermeira do posto de saúde do Poço Fundo, Quizi Maria ressaltou a importância do evento para a população. “É importante divulgar o trabalho da Secretaria de Saúde, dando a oportunidade para que todos tenham acesso aos testes rápidos, aos exames de glicose, a verificação de pressão, acesso ao conhecimento dos serviços oferecidos pelo Bolsa Família e CRAS, por isso, é necessário a população prestigiar e comparecer a este evento na Praça do Mossoró”, disse.
O Serviço de Atenção Especializada da Secretaria de Saúde realizou testes rápidos na população. “Os resultados dos testes saem rapidamente, no máximo em 15 minutos, se houver positivo para algum exame, encaminhamos o usuário para tratamento, ou encaminhamos para a Dra. Fabiana, nossa infectologista, para a realização do tratamento adequado”, explicou a enfermeira Jaqueline de Oliveira Gomes.
Aos 78 anos, Claudio Pinto de Oliveira participou da ação e fez a medição de glicose e aferição da pressão arterial. “Agradeço a atenção da Prefeitura com todos os bairros e nesta ação com o Mossoró”, comentou.
A Secretaria de Segurança e de Ordem Pública, por meio da Guarda Civil Municipal, deu apoio ao evento.