Search

Ação descentralizada do CRAS beneficia moradores do bairro São Mateus

Mais de 70 moradores foram atendidos com serviços socioassistenciais, orientações e atividades educativas
Foto: Cleydson Alan

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia realizou uma ação descentralizada do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Gelson Pinheiro no bairro São Mateus. A iniciativa aconteceu na Escola Municipal Paulo Roberto Marinho e movimentou a comunidade com diversos serviços socioassistenciais. 

O objetivo foi aproximar os serviços da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos das famílias que vivem em áreas mais distantes da sede do CRAS. A ação busca garantir o acesso a benefícios e orientações sem que os moradores precisem se deslocar até o CRAS.

A programação contou com o apoio da Associação de Moradores do bairro e a parceria de instituições como Enel, Firjan, Prolagos e OAB, além das equipes do Cadastro Único, da Secretaria Municipal de Educação e do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM Daiana Borges).

Mais de 70 atendimentos foram registrados, incluindo orientações sobre programas sociais como Cadastro Único, Bolsa Família, Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), carteira do idoso e outros benefícios. Em casos de maior vulnerabilidade, foram entregues benefícios eventuais, como cestas básicas.

Além dos atendimentos individuais, a comunidade participou de uma palestra sobre a campanha “Setembro Amarelo”, conduzida pela coordenadora do CEAM Daiana Borges, Luciana de Oliveira, com informações sobre prevenção ao suicídio e valorização da vida.

A Firjan também marcou presença oferecendo informações sobre cursos profissionalizantes gratuitos, enquanto as concessionárias Enel e Prolagos esclareceram dúvidas sobre serviços de energia elétrica e abastecimento de água.

De acordo com a coordenação do CRAS Gelson Pinheiro, a iniciativa faz parte de uma agenda de atendimentos itinerantes que acontecem a cada dois meses em diferentes localidades. Ao todo, o equipamento atende a 14 bairros, incluindo a Rua do Fogo, levando proteção social a famílias que mais precisam.

Na oportunidade, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos agradeceu à direção da Escola Municipal Paulo Roberto Marinho pelo apoio e destacou o compromisso da gestão municipal em ampliar o alcance das políticas públicas, promovendo cidadania, dignidade e bem-estar para a população aldeense.

Foto: Cleydson Alan

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui