Pesquisar

Ação do Março Lilás e Amarelo mobiliza comunidade na ESF São João II

Iniciativa reforça a prevenção do câncer do colo do útero e amplia a conscientização sobre a endometriose entre moradores do bairro

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu uma ação especial alusiva às campanhas “Março Lilás e Amarelo” na Estratégia Saúde da Família (ESF) São João II. A iniciativa teve como objetivo orientar a população sobre a prevenção do câncer do colo do útero e ampliar a conscientização sobre a endometriose.

A atividade reuniu profissionais da unidade e moradores da comunidade em um momento de acolhimento, informação e incentivo ao cuidado com a saúde da mulher. Durante a programação, foram realizadas rodas de conversa, distribuição de materiais educativos e orientações sobre a importância do exame preventivo Papanicolau, fundamental para identificar precocemente possíveis alterações no colo do útero.

Além disso, a equipe também abordou aspectos relacionados à endometriose, explicando os principais sintomas, formas de diagnóstico e a importância de buscar acompanhamento médico ao perceber sinais que possam indicar a doença.

Durante a ação, as usuárias também tiveram acesso a atendimentos e escuta qualificada, com espaço para esclarecimento de dúvidas e orientações individuais. A iniciativa reforçou a importância do acompanhamento regular nas unidades de saúde, além de fortalecer o vínculo entre a equipe da Estratégia Saúde da Família e a comunidade atendida.

A mobilização contou com a participação da enfermeira Jaqueline Bento, da técnica de enfermagem Emiliandra, das recepcionistas Edilene e Natália, da auxiliar de serviços gerais Marinete e dos agentes comunitários de saúde, Adriana Souza, Ingrid Michele, Rafael Crestane, Tatiana Lima e Viviane Theodoro.

O agente de combate às endemias Leandro e a agente comunitária de saúde Auricelia também estiveram presentes na atividade, demonstrando o comprometimento da equipe com as ações de promoção e prevenção em saúde.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui