A tarde desta terça-feira, dia 8 de março, foi movimentada no Bairro São João, em São Pedro da Aldeia. A praça principal recebeu centenas de mulheres em duas tendas montadas pela prefeitura da cidade. A ação foi coordenada pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e contou com o apoio de outras secretarias e da iniciativa privada. Entre as 14 e as 17 horas foram oferecidos serviços como medição de pressão e doação de mudas, cortes de cabelo, sorteio de brindes, além da participação das concessionárias de água e energia. O Prefeito Fábio do Pastel, o vice-prefeito, Dr. Julinho, e o chefe de gabinete Moisés Batista, acompanharam o encerramento do evento.
A animação ficou por conta da coordenadora de Políticas LGBTQIA+, Paula Azevedo, que também é cantora e soltou a voz. Para a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Diana Alves, a decisão de levar o evento para o bairro São João foi acertada. “A maioria das coisas acontecem no centro da cidade e ver essas mulheres aqui do bairro participando dessa forma é muito legal. Levar os serviços da prefeitura e da secretaria até as pessoas é muito legal”, comemorou Diana.
Além dos serviços, a advogada Tereza Tenan, que milita na área de defesa dos direitos das mulheres, conversou com as participantes, mostrando para mulheres presentes que elas têm muito mais direitos do que pensam. “É uma data que não foi criada pelo comércio, mas pela luta das mulheres por direitos. Muitas mulheres, vítimas de violência doméstica, muitas vezes nem sabem que sofrem violência, pois estão acostumadas a isso. Por isso, dias como esse servem para alertar e mostrar que existem pessoas preocupadas com elas”, disse a advogada.
A moradora do bairro, Marinilda da Silva aproveitou bastante a ação. “Aproveitei mesmo, cortei meu cabelo, que estava precisando e ainda medi minha pressão. Passar o nosso dia assim foi muito bom”, finalizou Marinilda.
Nessa tarde de festa para as mulheres não faltaram animação, prestação de serviços e claro, muitos brindes oferecidos por comerciantes da localidade. “Fica aqui nosso agradecimento aos comerciantes que abraçaram essa causa, à Prolagos e à Enel, às outras secretarias que nos ajudaram e principalmente, ao pessoal da SASDH. que não mediu esforço para dar tudo certo”, agradeceu Diana.
Parceiros
CRAS do Parque Estoril
Associação Comercial/CDL
Prolagos
Enel
Secretaria de Saúde
Secretaria de Esporte
Secretaria de Agricultura, Trabalho e Renda
Secretaria de Segurança e Ordem Pública