Pesquisar

Ação na Praia do Centro reforça conscientização sobre o câncer de mama em São Pedro da Aldeia

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia se uniu à Firjan SENAI SESI Região dos Lagos em mais uma ação voltada ao Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização e prevenção do câncer de mama. A atividade aconteceu na Praia do Centro, reunindo alunos da instituição. A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, por meio do CEAM Daiana Borges, e a Secretaria de Saúde, por meio da Atenção Primária à Saúde, participaram do evento. 

Durante a programação, foram apresentadas orientações sobre prevenção, diagnóstico e sintomas do câncer de mama. Para auxiliar nas explicações, foi utilizada a ferramenta “mamamiga”, um modelo anatômico que simula uma mama e permite identificar as características da doença e a forma correta de realizar o autoexame.

A coordenadora generalista da APS, da Saúde da Pessoa Idosa e de Saúde do Homem, Fernanda Rocha Feio de Carvalho, orientou os participantes sobre o câncer de mama em homens, de pênis e testículos. “Mais raro, ele acomete cerca de 1% dos casos, no entanto, requer a mesma atenção sobre os fatores de risco e sintomas. O Ministério de Saúde alerta sobre o câncer de pênis e testículos, estabelecendo uma linha de cuidados para estes tipos de câncer. Nosso objetivo é fazer com que a população tenha acesso às informações e se previna”, afirmou.

O evento contou com uma aula de defesa pessoal, ministrada pelo instrutor da área e lutador de MMA, Renan Neves. A Patrulha Maria da Penha participou com uma ação educativa sobre o enfrentamento à violência doméstica. A iniciativa também contou com aulão de alongamento, ginástica e zumba, com a professora Jéssica Nunes. 

A coordenadora do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM Daiana Borges), Luciana de Oliveira, conduziu uma palestra sobre o funcionamento do equipamento e reforçou a importância da denúncia. “Participar desses espaços com a presença de jovens e adultos é muito importante, pois possibilita a oportunidade de falar sobre a importância do CEAM, a lei Maria da Penha e os desafios de romper com o machismo estrutural ainda tão presente em nossa sociedade, além de repassar os canais de denúncia, que podem salvar mulheres”, disse. 

Na oportunidade, a pedagoga da Firjan SENAI SESI Região dos Lagos, Marcelle Brito, ressaltou a importância da parceria ao destacar que a iniciativa tem como objetivo conscientizar os alunos e a comunidade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui