Pesquisar

Ação socioambiental conscientiza comunidade no CRAS do Balneário

Moradores de todas as idades participaram de palestras e oficinas de plantio

A horta do CRAS do bairro Balneário, em São Pedro da Aldeia, ganhou reforço especial nesta quarta-feira (19/11). Em uma ação conjunta das Secretarias de Meio Ambiente e Pesca e de Assistência Social e Direitos Humanos, com apoio do programa Limpa Rio Comunidade, do INEA, moradores participaram de oficinas de plantio, atividades educativas e palestras sobre preservação ambiental. A iniciativa reuniu crianças, jovens, adultos e idosos, que aprenderam técnicas de cultivo e puderam levar mudas para casa.

A programação contou com oficina ministrada pelo técnico agropecuário Leandro Lima, que apresentou formas de identificar folhagens e temperos, além de orientações práticas para quem deseja iniciar o cultivo doméstico. A equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente também distribuiu materiais educativos e cartilhas sobre plantio correto de árvores e descarte adequado de resíduos.

O coordenador do CRAS Balneário, Luciano Pereira, destacou a importância da atividade para a comunidade. “Fomos o primeiro CRAS a receber essa ação do INEA e foi  muito significativo, unindo conhecimento sobre plantio, descarte correto e cuidados com o meio ambiente. Já trazemos um pouco dessa vivência com a nossa horta comunitária e, hoje, tivemos a presença das nossas crianças da brinquedoteca, dos nossos usuários, incluindo os da terceira idade, que puderam levar esse aprendizado adiante”, relatou.

O diretor da Secretaria de Meio Ambiente, Leonardo Rosa, reforçou o papel da população nas ações de conservação. “O que está acontecendo aqui, na COP 30 e no mundo todo é a conscientização para que as ações de educação ambiental sejam mantidas em todos os lugares. Ficamos muito felizes quando a comunidade abraça a ideia e propaga as informações”, apontou.

Moradora do bairro há quatro anos, Diana Souza levou a filha Anthonella, de 5 anos, e ressaltou a importância de aproximar as crianças do contato com a natureza. “Acho essencial que aprendam desde cedo que a natureza é nossa aliada e que precisamos cuidar. Muitas crianças não conhecem um alimento na terra e esse tipo de vivência ajuda a resgatar essa conexão”, destacou. A pequena Anthonella participou das atividades de plantio com entusiasmo. “Gostei muito de plantar. Eu já faço isso aqui com as tias da brinquedoteca. Eu já plantei alface, couve e coentro”, contou.

Para a técnica social do programa Limpa Rio Comunidade, Ana Caroline Silva, envolver os moradores é fundamental para manter os resultados das ações. “O programa faz a limpeza manual, mas a manutenção é da comunidade. Precisamos que as pessoas repensem o descarte e percebam que fazem parte do ambiente. Por isso trazemos oficinas e palestras, adaptando conforme a realidade de cada território”, afirmou.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui