Search

Ações do “Junho Violeta” movimentam unidades de saúde de São Pedro da Aldeia

Mês é dedicado ao combate à violência contra os idosos

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia promoveu ações nas unidades de saúde para marcar o “Junho Violeta”, mês de combate à violência contra os idosos. A programação foi realizada ao longo da semana e promoveu palestras sobre cuidados e direitos das pessoas idosas, além de oferecer serviços diferenciados.

A assistente social do Núcleo Ampliado da Saúde da Família (NASF), Marilane Madureira, foi responsável pela palestra realizada na ESF do Baixo Grande. O encontro abordou aspectos específicos da violência contra a pessoa idosa, como a violência patrimonial, física, negligência e abandono do idoso, alertando a importância dos cuidados da família.

“Quanto tratamos de questões como o envelhecimento populacional, precisamos ter cuidado e pensar em ações, estratégias e políticas públicas que garantam os direitos. Em casos de suspeita, a população pode fazer denúncias através do disque 100. Em nosso município, o cidadão também pode procurar o Conselho Municipal do Idoso, além das equipes de saúde da família que fazem um trabalho de prevenção”, destacou Marilane.

A programação na unidade de saúde do Baixo Grande também ofereceu serviços como máscara de beleza e massagem com a massoterapeuta Mariana Guidorizze. “Vim oferecer serviço de massagem a todos os participantes em referência aos cuidados com o idoso, pois a ideia do evento é reunir a comunidade. Estou aqui para oferecer um bem-estar, qualidade de vida, pois trabalhamos com prevenção e reabilitação. É importante ficar relaxado, em paz, sem o estresse do dia a dia tão presente na vida dos idosos que costumam ser referências em suas famílias”, explicou.

Rita de Cássia Ferreira Nunes, de 70 anos, aproveitou a visita à unidade para participar da programação especial. “Achei ótima a iniciativa, sempre que tem ação eu participo. Além de vir assistir à palestra, aproveitei a oportunidade para cuidar da pele e fazer uma massagem. Eu acho que este tipo de ação deveria acontecer com mais frequência, porque nós, idosos, costumamos nos descuidar um pouco, falo por mim, e penso que é muito importante este tipo de serviço nos postos de saúde”, declarou.

A ESF do bairro Vinhateiro realizou uma roda de conversa sobre nutrição para o idoso, com orientações da nutricionista do NASF, Delisete Monteiro, além de orientações aos presentes. Já na ESF da Ponta do Ambrósio, foi a assistente social do NASF, Mirella Sampaio, quem conduziu a conversa.

Ao longo dos últimos dias, os eventos realizados pela Secretaria Municipal de Saúde atenderam centenas de aldeenses com informações e serviços diversos, com ênfase em ações de proteção e garantia de direitos aos idosos.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui