Search

Agricultores aldeenses recebem certificado do projeto “Quintais Produtivos”

Ao todo, 45 participantes foram certificados pela conclusão de curso

Com o objetivo de auxiliar a agricultura familiar e capacitar produtores rurais, o projeto “Quintais Produtivos” concluiu mais uma etapa em São Pedro da Aldeia. Na quarta-feira (26/03), foram entregues 45 certificados às famílias que participaram do curso “Tecnologia Social das 3 fases – Fase 1: Desenvolvimento Humano”. A Prefeitura aldeense é a mediadora do projeto, que é fruto de parceria entre o Sebrae Regional e a Fundação Banco do Brasil. As cerimônias de entrega aconteceram no Assentamento Ademar Moreira, localizado no bairro São Mateus, e no Horto Escola Artesanal, no Balneário. 

O secretário de Agricultura, Abastecimento e Trabalho, Thiago Ribeiro, falou sobre o momento. “Muitas vezes a falta de aulas teóricas ocorre devido ao ritmo de trabalho, mas ela é importante na hora de negociar, vender e abrir portas, pois valoriza ainda mais o trabalho dos nossos produtores rurais. Estamos tentando há muito tempo conseguir este treinamento para capacitá-los e estou muito feliz com o resultado”, afirmou. 

O curso foi ministrado no período de 16 de fevereiro a 26 de março. Cada participante recebeu uma apostila composta por 10 aulas que abordaram temas como “Sustentabilidade: atitudes que transformam” e “Plano de Atitudes Profissionais”. 

A produtora Marileide Ribeiro, do pré-assentamento Emiliano Zapata, celebrou o recebimento do certificado. “Para chegar até aqui foi uma grande dedicação e esforço. A nossa vida é trabalhar na roça mesmo cansada, mas é uma alegria muito grande conquistar isso e ter essa oportunidade única. Então a gente não pode perder, pois é uma evolução, nós vamos evoluir dentro da nossa área profissional”, destacou. 

A professora do curso e consultora do Sebrae, Fernanda Lira, refletiu sobre o auxílio na construção de sonhos dos produtores rurais. “O curso aqui foi muito gratificante, principalmente porque a educação é uma via de mão dupla. À medida que a gente ensina, a gente aprende. Estar aqui no meio rural, ensinando produtores rurais de agricultura familiar a construírem seus projetos pessoais, a estabelecerem seus sonhos aqui na terra, dando instrumentos para que eles possam qualificar o trabalho, não tem preço. Foi um trabalho brilhante, uma turma que teve uma adesão muito grande e isso trouxe para gente uma satisfação profissional que é indescritível”, declarou. 

O município aldeense é elegível para o projeto por ter produtores que residem em assentamentos e de agricultura familiar. As famílias foram selecionadas a partir dos critérios estabelecidos no edital do programa “Quintais Produtivos” e receberão kits de implementação de galinheiro, pomar e horta, além de assistência técnica para a propriedade rural. 

Ao todo, 150 famílias, dos três municípios participantes (São Pedro da Aldeia, Saquarema e Cabo Frio), foram selecionadas para a primeira etapa prática do projeto. É importante ressaltar que as famílias que ainda não foram selecionadas poderão participar de capacitações coletivas, cursos e palestras. O projeto “Quintais Produtivos” tem a duração de dois anos. 

Também estiveram presentes na cerimônia de entrega dos certificados, a diretora da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Trabalho, Vanilda Teixeira, o analista de negócios do Sebrae Regional, Thiago Alves, a supervisora e engenheira agrônoma da EMATER-RIO, Marília Grasiela, o extensionista rural da EMATER-RIO, Dimas Tadeu, e o vereador Moisés Batista.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui