A quarta-feira (05/02) foi especial para 43 famílias de São Pedro da Aldeia, que foram selecionadas para participar oficialmente do programa “Quintais Produtivos”. O município aldeense é elegível para o projeto por ter produtores que residem em assentamentos e de agricultura familiar. O prefeito Fábio do Pastel acompanhou o evento, que marcou a assinatura do termo de adesão ao programa. Contando com o apoio da Prefeitura aldeense, a iniciativa é fruto de parceria entre o Sebrae Regional e a Fundação Banco do Brasil.
O prefeito Fábio do Pastel agradeceu ao público presente e ressaltou a participação dos produtores. “Quero agradecer ao Sebrae por sempre ser um grande parceiro da Prefeitura aldeense, tenho certeza que essa iniciativa é muito boa para o município. Quero agradecer, também, a vocês, produtores, por participarem do projeto. Quando as pessoas se envolvem nessa iniciativa é muito gratificante, pois vocês já captaram quais são os benefícios que retornarão para vocês”, destacou.
As famílias foram selecionadas a partir dos critérios estabelecidos no edital do programa “Quintais Produtivos” e receberão kits de implementação de galinheiro, pomar e horta, além de assistência técnica para a propriedade rural. É importante ressaltar que as famílias que ainda não foram selecionadas poderão participar de capacitações coletivas, cursos e palestras.
O projeto tem como principal objetivo fomentar o empreendedorismo feminino e promover formação técnica, empoderamento pessoal e acesso a mercados. A iniciativa visa, ainda, fortalecer a inclusão de agricultores familiares, assentados e quilombolas na Região dos Lagos. A Prefeitura aldeense atua como mediadora do programa.
De acordo com o secretário de Agricultura, Abastecimento e Trabalho, Thiago Ribeiro, o principal propósito do programa é oferecer maior qualidade de vida aos moradores. “Nós somos felizardos neste projeto, pois o estado do Rio possui 92 municípios e nós fomos um dos três escolhidos, ao lado de Cabo Frio e Saquarema. O mais importante para nós é a melhoria da qualidade de vida dos produtores. Estamos muito felizes em dar este pontapé inicial”, afirmou.
A coordenadora do Sebrae na Região dos Lagos, Ana Claudia Melo Vieira, evidenciou que o projeto possui várias finalidades, como melhorar a alimentação da família produtora, por exemplo. “O nosso objetivo é fazer com que os produtores melhorem a produção da colheita atual, além de aperfeiçoar os seus conhecimentos na parte de gestão de negócios e melhorar a alimentação. Acima de tudo, que possam vender e escoar para o mercado e, consequentemente, aumentar a renda de vocês”, disse.
A iniciativa terá duração de 24 meses e, ao todo, 150 famílias, dos três municípios participantes, serão selecionadas para a primeira etapa prática do projeto. As primeiras reuniões de planejamento e sensibilização ocorreram em outubro de 2024, em São Pedro da Aldeia, Saquarema e Cabo Frio.